O que procura?

Sinopse

O Teu Olhar

Deixe-se cativar pela história comovente de Margarida. A sua novela da noite promete!

Maio de 2000. Margarida passeia a cadela Max na praia ao nascer do sol. Miguel, recém-chegado dos Estados Unidos, passa a noite nos copos devido à festa da queima das fitas do irmão Rui. Miguel aceita uma aposta e, turvado pelo álcool, entra numa corrida de Moto-Quatro e sem saber como atropela Margarida.

Quando se dá o acidente Miguel bate com a cabeça e fica inconsciente. Querendo proteger o irmão, Rui leva-o dali. Mais tarde, Rui mente para proteger Miguel dizendo que nada aconteceu à rapariga que atropelou. Mas Margarida, antes do embate, fixou o rosto de Miguel e nunca mais esquecerá o seu «carrasco».

Passam três anos sobre o acidente. Margarida desespera para conseguir uma operação que lhe restitua a visão. Continua a ser a alegria da família, trabalhando como bibliotecária na Universidade. Vive com o pai, Francisco, que perdeu recentemente o emprego na fábrica, e com as irmãs Paula de 23 anos e Teresinha de 8, que criou com muito carinho.

Miguel, por seu turno, tornou-se num prestigiado oftalmologista e trabalha na melhor clínica privada de Coimbra, propriedade da família da noiva, Daniela.

Entretanto, o pai de Margarida descobre que o jovem médico é conhecido por facilitar operações a pessoas de baixos recursos. Conseguem uma consulta e Margarida e Miguel encontram-se.

Ao princípio, Margarida revela-se evasiva e não conta os pormenores do acidente, mas mais tarde acaba por deixar-se prender pela confiança que o médico lhe transmite, pela sua serenidade e por uma nota de tristeza que sente na sua voz.

Contrariando as normas da clínica, Miguel insiste em operar Margarida, mesmo sabendo que ela não tem como pagar a operação. Aos poucos, Miguel deixa-se envolver no mundo sensual e colorido que Margarida lhe dá a conhecer. Ela ensina-o a sentir coisas que ele nunca sonhara serem possíveis, chegando mesmo a vendar-lhe os olhos quando fazem amor para que ele «veja» o seu mundo.

Miguel fica perdidamente apaixonado. Decide mudar a sua vida e acaba o noivado com Daniela, a dona da clínica onde trabalha. Um dia, Margarida conta-lhe em pormenor como cegou e Miguel cai das nuvens, percebendo que o seu irmão lhe mentiu e que é ele o responsável pela cegueira da mulher que ama.

A operação de Margarida é delicada e tem poucas hipóteses de sucesso. Para além disso, Miguel sabe que no dia em que lhe restituir a visão poderá perder o amor da sua vida, a única coisa que o faz verdadeiramente feliz...