O que procura?

Tudo o que precisa saber sobre o «Ver P'ra Crer»

9 out, 10:47

Tudo o que precisa saber sobre o «Ver P'ra Crer»

O «Ver P'ra Crer», com apresentação de Pedro Fernandes, e a ajuda das capitãs, Ana Guiomar e Rita Salema, promete revolucionar os seus fins de tarde com muita animação, mas também sabedoria! Se tem dúvidas sobre este formato inédito na televisão portuguesa, pode tirá-las aqui:

Como funciona o programa?
Duas equipas respondem alternadamente a 12 questões de escolha múltipla, de 12 categorias diferentes. Cada equipa é composta por 2 elementos: uma figura pública, e capitã de equipa, e um concorrente.

Quanto dinheiro ganham com cada resposta certa?
Por cada resposta correta, a equipa recebe um valor em dinheiro (250€), que vai acumulando. A categoria referente a essa pergunta, fica “impossibilitada” de ser escolhida novamente.

Como sabemos se a reposta está mesmo certa?
As respostas são verificadas e validadas, mediante um vídeo ilustrativo ou por meio de pequenas ações/experiências feitas in loco em estúdio.

Como é determinada a equipa vencedora?
Depois de responderem às 12 categorias, as equipas enfrentam uma pergunta final. Com o valor que acumularam, ambas equipas devem apostar uma percentagem desse mesmo valor. Têm 20 segundos para responder. Ganha a equipa que acabar o jogo com mais dinheiro.

E se houver um empate?
Se ambas as equipas acertarem na pergunta final e se o valor que possuem for exatamente o mesmo, é feita uma pergunta, sem escolha múltipla, à qual as duas equipas devem responder. A equipa que, primeiro responder corretamente, ou o mais aproximado, ganha o jogo e o prémio.

Como é determinado qual das equipas começa a jogar primeiro?
O público que assiste ao programa, escolhe a equipa que vai apoiar durante o programa, e senta-se na bancada atrás da mesma. A equipa que tiver o maior número de elementos na sua bancada é a primeira a jogar.

Existem ajudas?
Durante o jogo, as duas equipas têm direito a uma ajuda do “seu” público. Ao ser solicitada a ajuda, devem levantar-se individualmente os elementos que julgam saber a resposta. Consoante o número de pessoas levantadas, a equipa escolhe apenas uma para responder, sendo esta a resposta final à pergunta. Caso nenhum elemento do público da equipa que solicitou a ajuda, se levante para responder, a ajuda do público é considerada “usada” e a resposta à pergunta errada, por omissão do público.

O público ganha alguma coisa?
No final, a equipa vencedora divide o prémio com o número de elementos da bancada que a apoiou: se a bancada tiver 46 elementos, 50% do prémio será dividido pelos 46 apoiantes. 

 

PARTILHA