A despedida de Lucas

28 abr 2020 00:00

Carlos (João Vicente) diz ao irmão que devia ter deixado João (Isaac Alfaiate) na casa dele. Hugo (Rodrigo Paganelli) conta que teve pena dele e que Vitória (Sara Barradas) ficou muito estranha depois de ter falado com João a sós.

Lucas (Filipe Vargas) conta à mãe que decidiu ir viver com Rita (Maya Booth) e levar Ana (Madalena Aragão) consigo. Catarina (Maria José Pascoal), inexpressiva, pergunta se se lhe devolver a gestão da Herdade, ele fica.

Lucas sai do quarto de Catarina e cruza-se com Vitória que estava a ouvir a conversa. Ela tem uma atitude diferente por saber que ele não foi um dos violadores e deseja-lhe boa noite. Lucas despede-se e informa-a de que vai sair de casa com Ana e pede-lhe para o manter informado sobre o estado de saúde da sua mãe.

Alfredo (Luís Esparteiro) entra no café e diz a Patrícia (Leonor Seixas) que não ia perder uma noite de fados. Maria (Mafalda Marafusta) serve às mesas contrariada e Patrícia olha apaixonada para Alfredo.

Carlos, sentado numa cadeira, olha saudoso para a fotografia de Margarida com 14 anos. Vitória sai do quarto para ir ter com Carlos, mas choca com Lucas que também sai do quarto dele. Vitória fica atrapalhada e segue caminho. Vitória prepara-se para sair para a rua, mas desiste.

Maria tira selfie e manda para Vitória e continua a atender clientes contrariada. Ricardo Ribeiro termina de cantar e Patrícia, emocionada, pica um beijo na boca de Alfredo sem que ninguém veja.

Hugo e Carlos tomam o pequeno almoço, quando João chega de ressaca e pergunta como foi ali parar. Hugo explica que foi Vitória que o ajudou e ele, sem se lembrar de nada, pede desculpa aos dois, e conclui que não se vai meter mais entre Carlos e Vitória.

Vitória faz exercícios com Catarina, que está completamente desanimada. Ana entra e tenta mostrar a Catarina o quanto está a ser injusta com Lucas e despedem-se. Catarina emociona-se e pede a Vitória para deixar o quarto às escuras, para ninguém a incomodar.

Ana termina de fechar as malas e conta a Vitória que está assustada por ir viver com Rita, mas não quer dar problemas ao pai.

Marcos não aceita o divórcio e diz a Carla que ainda a vai reconquistar, pedindo-lhe para deixar de dar ouvidos a Nuno e a Sandra (Marta Faial). Marcos sai e Carla recebe uma chamada de Nuno, que a convida para jantar e ela aceita.

Lucas arruma a mala, Mateus (Pedro Sousa) e João entram. João diz a Lucas que a casa também é dele, mas Lucas indica que sente que já abusou da hospitalidade, mas avisa que vai continuar a trabalhar ali. João relembra a violação e abraça Lucas como se não o quisesse deixar ir embora.

Vitória diz a Carlos que Lucas nunca esteve na violação e, pouco convencida, conta que vai tentar arranjar alguém para a substituir e poderem ir embora. Vitória quer que Lucas saiba que todos à sua volta o enganam e Carlos pede-lhe para estar quieta e saírem dali para serem felizes.