Carlos descobre que é um Santa Cruz

25 jun 2020 00:00

Vitória (Sara Barradas) dorme agitada, sonha com a violação, mas mistura o sonho com Lucas e acalma-se. Lucas (Filipe Vargas) apresenta, a Hugo (Rodrigo Paganelli), a nova veterinária Madalena (Anna Eremin), e pede para lhe mostrar a Herdade.

Vitória entra, de táxi, na Herdade e respira fundo, ganhando coragem. Elvira (Ana Bustorff) recebe Vitória e a enfermeira mostra-se feliz pela recuperação de Catarina (Maria José Pascoal).

João (Isaac Alfaiate) fica surpreendidio por ver Vitória. Lucas conta que ela está de volta para tomar conta de Mateus. Catarina avisa que primeiro ainda tem de avaliar que ela não os vai abandonar, de um dia para o outro, e pede para deixá-las a sós.

Lucas recebe uma chamada de Marcos (Pedro Teixeira). Ele mente e diz que precisa do número de telefone de Vitória para aconselhá-la a uma amiga. Lucas diz que ela está lá em casa e o marido de Carla (Ana Sofia Martins), nervoso, pede para falar urgentemente com Mateus.

Carlos (João Vicente) está a trabalhar. Hugo apresenta-lhe a nova veterinária e conta que Vitória está de volta.

Catarina avisa Vitória de que Mateus (Pedro Sousa) não é um paciente fácil. Vitória reforça que se não fosse ela Mateus já nem estava vivo, e que tudo fará para o ajudar.

Joana (Marina Mota) está lavada em lágrimas. Elvira encaminha-a para o viveiro. Carlos, que passa naquele momento, decide segui-las. Joana desabafa com Elvira expolicando que nunca contou nada a Alfredo (Luís Esparteiro), mas que ainda existem momentos em que recorda Bernardo, em cima dela, com cheiro a álcool.

Elvira lembra-a de que, pelo menos, lhe deixou um bom filho e que Joana sabe que Carlos não é nada igual ao pai, e que respeita toda a gente. Carlos ouve a conversa e fica em choque.

Catarina e Vitória conversam. Lucas chega e a mãe diz-lhe que Vitória vai estar um mês à experiência e repara na atração entre os dois.

Mateus desliga a chamada de Marcos. Catarina e Lucas chegam e informam-no de que Vitória vai ficar a cuidar dele. Mateus olha para a enfermeira e avisa-a de que o destino não os deixa ficar longe.

Alfredo e Maria (Mafalda marafusta) vão ao café de Patricia (Leonor Seixas) e pedem comida, indicando que Joana deixou queimar o almoço e que está com medo de assumir aos patrões.

Mateus continua a provocar Vitória, mas a enfermeira não dá a parte fraca.

Joana continua a chorar, quando ouve barulho e vê Carlos, também ele choroso.

Mateus recorda violação enquanto fala com Vitória, tenta apanhá-la em falso e pergunta-lhe o que a fez voltar. Atrapalhada, Vitória diz-lhe que só quer ajudar na recuperação. Mateus muda de estratégia, dizendo que sabe que Vitória voltou por Lucas e agradece por lhe ter salvado a vida. Vitória quer começar a fisioterapia e vê as indicações dos médicos.

Elvira fuma o seu charro e recorda a violação de Bernardo a Joana.