Descontrolado, Marcos atira-se a Rita à frente de Lucas

04 jun 2020 00:00

Elvira (Ana Bustorff) conta a Joana (Marina Mota) que se comenta na vila sobre Patrícia (Leonor Seixas) e Alfredo (Luís Esparteiro). Joana desvaloriza, dizendo que Alfredo pode ter muitas amantes, mas nenhuma com paciência para o aturar. Alfredo fica desiludido com o que ouve e sai.

A família Santa Cruz almoça. João (Isaac Alfaiate) provoca Marcos (Pedro Teixeira) e ele responde mal. Catarina (Maria José Pascoal) repreende-o e pergunta-lhe como é capaz de perdoar a mulher depois de ela se ter envolvido com outro homem e ofende Carla (Ana Sofia Martins).

Marcos perde a paciência e grita com a mãe, por não admitir que se fale assim dela. Rita (Maya Booth) e Vitória (Sara Barradas) trocam um olhar cúmplice. Rita vai atrás de Marcos e indica que sabe que Álvaro está a aproveitar-se da vulnerabilidade dos Santa Cruz e que deviam apresentar uma contraproposta quando reunirem com eles.

Vitória (Sara Barradas) espera por Rita e pergunta-lhe se quer mesmo avançar. Rita confirma e volta para a sala.

Isabela (Inês Herédia) conta que esteve, pela primeira vez, com Mateus (Pedro Sousa). Sandra (Marta Faial) estranha, mas Isabela continua a falar encantada.

Elvira (Ana Bustorff) tira café para Marcos. Rita distraí-a, e Vitória volta a colocar pó branco no café dele. Marcos agradece a presença de Catarina na reunião e distribui pastas, afirmando que vão ter de subir o preço do leite. Lucas e Mateus discordam. Marcos pede a Rita para revelar a conversa que tiveram. Rita diz que nunca falaram, nem está de acordo com as alterações.

Marcos perde a cabeça e lança-se a Rita. Mateus e Lucas impedem-no. Marcos, desesperado, pede a Rita para dizer a verdade. Rita continua a desmenti-lo. Marcos continua a gritar e a tentar agredir Rita, quando ofegante senta-se com taquicardia.

Lucas avisa que Álvaro chegou. Catarina indica que ele não pode ver Marcos naquele estado. Lucas pede a Rita para ir recebê-lo e Marcos tenta impedi-la. Marcos continua a falar mal de Álvaro e Mateus pede-lhe para se controlar.

Vitória tenta evitar que Álvaro vá embora, acompanha-o até ao jardim e convidando-o a beber um chá.

Marcos já está mais calmo, mas Catarina impede-o de estar presente na reunião, por não poderem correr riscos. Lucas e Rita vão receber Álvaro. Marcos mostra-se indignado com a decisão da mãe.

Rita e Lucas estão felizes, depois da reunião com Álvaro. Lucas comenta que foi bom Catarina estar presente, para perceber o estado de Marcos.

Ana (Madalena Aragão) chega, depara-se com Maria (Mafalda Marafusta) a dormir na sua cama e tenta acordá-la.

Joana (Marina Mota) comenta com Elvira o mau comportamento de Maria. Elvira anui que ela está com as costas quentes por ser irmã de Vitória.

Alfredo desabafa com Patrícia (Leonor Seixas) sobre o que ouviu Joana dizer sobre ele. A jovem lamenta que Joana não lhe dê valor e declara-se. Alfredo, que não estava a contar com as intenções amorosas de Patricia, desmaia.

Ana passa pelo quarto de João, ouve música, decide entrar para fazer surpresa ao tio. Ana encontra Cheirinhos e recorda a festa da Nossa Senhora do Ó, perguntando-lhe se foi ele quem lhe deu droga naquela festa.

Marcos, mais calmo, pede desculpa à mãe. Ela avisa-o de que, a partir daquele momento, Marcos já não está à frente da Herdade.

Lucas agradece a Vitória por ter empatado Álvaro e pede-lhe ajuda com Ana, por a ter apanhado com álcool e por não estar feliz com o regresso à Herdade.