Catarina (Maria José Pascoal) e Mateus (Pedro Sousa) rezam, de mão dada, apenas iluminados pelas velas. Mateus comanda a oração do terço.
Mateus vai para o seu quarto e quando vai para vestir o pijama, vê o ramo e a carta que Isabela (Inês Herédia) lhe deixou.
Vitória (Sara Barradas) entra no quarto da irmã e pede a Maria (Mafalda marafusta) para ficar ali porque não consegue dormir. Vitória recebe uma chamada de Carlos (João Vicente), que a avisa de que vai a casa de Guilherme (Pompeu José). Ela conta que preparou outra cartada contra Marcos (Pedro Teixeira) e Rita (Maya Booth).
Mateus e Isabela cruzam-se, ele avisa-a de que a lavanda o deixou a dormir como um bebé e passa-lhe um papel. Isabela lê o recado e fica a sorrir, encantada.
Elvira (Ana Bustorff) abre as cortinas para Maria acordar. Maria protesta e pergunta-lhe se o pequeno almoço está feito. Elvira nem responde.
Patrícia (Leonor Seixas) olha para as roupas de Alfredo (Luís Esparteiro) e passa a mão pela cama vazia, triste por continuar só.
Rita (Maya Booth) abre a porta a Vitória, e ela exige que Rita ligue ao pai, para afundar Marcos (Pedro Teixeira).
Carlos (João Vicente) procura por Guilherme (Pompeu José) e Ofélia comenta que está com mau pressentimento.
Vitória escreve, num papel, aquilo que Fernando (Sérgio Silva) tem de dizer, e indica que só assim Lucas (Filipe Vargas) poderá voltar a gerir a Herdade, e se gosta tanto dele está na altura de provar.
Carlos quer confirmar história de Adriano, diz que acha melhor reportarem o desaparecimento à polícia e dá boleia a Ofélia.
Rita pergunta se depois daquele telefone a chantagem para, mas Vitória não lhe responde. Fernando atende a chamada da filha que lhe pede um favor.
Patrícia dá aulas de canto a Alfredo, agarra-lhe o rosto e beija-o. Hugo entra nesse momento e fica em choque.
Fernando confirma que vai gravar a mensagem. Rita diz a Vitória que já percebeu que ela está apaixonada por Lucas, mas Vitória nega e diz que está comprometida.
Marcos está a rever a proposta de contrato e Lucas percebe que tudo aquilo já foi negociado há muito tempo.
Hugo pergunta a Alfredo o que tem com Patrícia, ele diz que é uma relação estritamente profissional, mas que Patrícia é atrevida. Hugo viu o beijo e vai contar à mãe. Alfredo faz-se de vítima e avisa que quando Joana (Marina Mota) souber vai matar Patrícia e que depois vai para a prisão.
Vitória aguarda Carlos e ele conta que Guilherme desapareceu sem deixar rasto. O casal desconfia de Mateus.
Rita recebe Carla e ela conta-lhe que arranjou emprego numa produtora de eventos e que se envolveu com Nuno. Rita lança a bomba e diz que agora ela e Marcos estão quites e que deviam voltar porque se amam.