João beija Rita

22 set 2020 00:00

Mateus veste a roupa de Gaspar, ensaia as expressões dele e Esperança fica emocionada, chamando-o pelo nome do filho e abraçando-o.

Machado promete ajudar no processo de Marcos (Pedro Teixeira), mas ele continua a dizer que nunca ajudou Mateus porque tem a certeza de que foi ele quem matou Catarina (Maria José Paschoal). Marcos conta que Mateus o procurou quando a mãe morreu e que não se surpreendeu quando lhe contou da morte de Catarina. Machado avisa-o de que nada daquilo o iliba e que vai ter de se justificar ao juiz.

Joana, Elvira (Ana Bustorff) e Isabela vêm vestidos de noiva. Joana critica a escolha de Elvira e pergunta a Isabela se escolheu o que leva.

João compara-se com Marcos e Mateus. Rita diz que gosta de Marcos e que ele está a tentar emendar-se. João desabafa, dizendo que se apaixonou por Madalena, mas que ela não aceita o seu passado. Fora de si, beija Rita, que não recusa.

Carlos vê Madalena a chorar, ela sente-se culpada por ter discutido com João e acha que ele vai voltar a consumir. Carlos aconselha-a a procurá-lo e ajudá-lo e seguir em frente.

Rita trava os beijos de João, e não entende o objetivo dele. João refere que só queria algo que o fizesse sentir vivo. Rita sente-se ofendida e expulsa-o dali.

Maria vê as redes sociais, diz a Alfredo (Luís Esparteiro) que está tudo preparado para o concerto e que vão mostrar a Patrícia (Leonor Seixas) como se organiza uma festa.

Vitória diz que Ana está em isolamento e que não pode receber visitas. Joana pergunta se ela acha mal que vá ao concerto de Alfredo. Vitória incentiva-a a ir.

Lucas agradece a preocupação de Carlos com João, mas avisa-o de que não há nada que se possa fazer por ele.

João, com o saco de coca na mão, tem vontade de consumir e, ao mesmo tempo, de resistir.

Sandra (Marta Faial) aconselha Madalena a não ser tão dura com João, porque todos cometem erros.

Patrícia vê o anúncio do concerto de Alfredo e de Maria, fica furiosa e promete que eles não se ficam a rir.

Alfredo diz a Joana que têm de ir andando com Maria porque ainda vão jantar. Joana sugere que jantem ali.

Machado vai falar com Lucas sobre Marcos, mostra-lhe a lista de detergentes e conta que Marcos acusou Mateus de usá-los para matar Catarina. Lucas confirma que a letra é de Mateus, mas que nunca mais o viu.

Elvira avisa que ninguém vai jantar e manda Isabela comer sozinha. Isabela, saudosa, vê a fotografia de família onde está Mateus.

João aparece, conta a Carlos que conseguiu resistir à droga, mas que não sabe por quanto tempo. Carlos aconselha-o a ir a uma reunião e só depois falar com Madalena.

Machado, apaixonado, observa Maria a preparar-se para o concerto. Maria avisa-o para os piropos dos outros homens.

Na cela, Marcos (Pedro Teixeira) olha comovido para uma fotografia dos dois filhos.

Carlos (João Vicene) está orgulhoso por Hugo (Rodrigo Paganelli) estar tão apaixonado por Sandra (Marta Faial), e este diz-lhe que ele também terá essa sorte, pois não vai ficar solteiro para sempre.

Maria (Mafalda Marafusta) e Alfredo (Luís Esparteiro) estão preparados para cantar. Alfredo dedica o primeiro fado a Joana (Marina Mota). A cozinheira aproxima-se de Machado (Pedro Hossi) e pergunta se ele nunca contou o segredo a Patrícia (Leonor Seixas). Ela, atrás deles, pergunta de que segredo se trata.

Ana (Madalena Aragão) está cansada de estar ali, mas com esperanças de que apanhem Mateus (Pedro Sousa). A jovem aconselha Vitória (Sara Barradas) a ir ao concerto de Alfredo ou então a ir jantar com Lucas.

Patrícia insiste em saber qual é o segredo e conta que Alfredo a traiu com ela. Patrícia e Joana começam a puxar os cabelos, e todos tentam impedi-las.

Patrícia sobe para o palco e conta que também traiu Alfredo com Machado. Maria fica irritada, e começam todas à luta.

Alfredo, chateado por ter sido traído, pede desculpa a Joana por tudo o que a fez passar e beijam-se apaixonados.

Patrícia quer saber se Maria está apaixonada por Machado, e ela desconversa.

Rita recorda a conversa do casamento com Marcos e toma comprimidos para dormir.

*******************************************************