João revela violação a Vitória?

27 abr 2020 00:00

João (Isaac Alfaiate) está divertido com amigos, bebem cervejas e fumam charros. João cumprimenta Cheirinhos e ele apresenta-lhe a namorada. Hugo (Rodrigo Paganelli) e Sandra (Marta Faial) aparecem. João coloca-os à vontade e Sandra decide dar um mergulho e salta para a piscina.

Catarina (Maria José Pascoal), Marcos (Pedro Teixeira) e Mateus (Pedro Sousa) estão reunidos com o advogado da família. Catarina pergunta se vão recuperar o investimento e pede sinceridade ao advogado. Gouveia diz para acenderem a televisão e percebem que Rita (Maya Booth) vai dar uma entrevista com o apoio de Lucas (Filipe Vargas). Lucas diz aos jornalistas que Fernando (Sérgio Silva) abusou da sua confiança e que Rita vai provar a sua inocência em tribunal.

Marcos (Pedro Teixeira) promete reerguer a Herdade e Catarina acha que o nome da família está manchado, depois de Lucas ir para a televisão defender Rita. Marcos propõe dar entrevista a repor a verdade e a mãe pede-lhe para fazer o que achar mais correto para chamar Lucas à razão.

Hugo e Sandra estão junto a João que está no chão bêbado e drogado. Hugo liga para Vitória (Sara Barradas), e a enfermeira decide ir ter com eles.

Marcos pergunta, agressivo, a Lucas se quer causar outro AVC à mãe depois de ter defendido publicamente Rita, e avisa o irmão de que terá de abandonar a Herdade enquanto estiver do lado da namorada.

Vitória vai ao encontro de Hugo e pergunta-lhe o que João esteve a tomar mas, antes de se aproximar dele, liga um gravador.

Carlos conta aos pais que os irmãos Santa Cruz o querem despedir e Joana (Marina Mota) acha que pode ser uma invenção de Vitória. Carlos defende-a e avisa que vai acertar as suas contas e sair dali com ela.

Lucas explica a Ana (Madalena Aragão) que não estava à espera de que Marcos e Catarina o mandassem embora, mas que vai ser bom morarem numa grande cidade e que Rita vai recebê-la bem.

Vitória aproveita o momento inconsciente de João para lhe perguntar o que se passou, no passado, na Festa da Nossa Senhora do Ó. João sublinha que não pode contar senão Marcos manda-o matar e Mateus manda-o para a Sibéria. Vitória insiste em saber e ele revela que Lucas não estava lá, senão matava-os a todos.

Hugo e Sandra aproximam-se de Vitória e reparam no ar perturbado dela. Hugo pergunta se João vai ficar bem e Vitória responde que sim.

Patrícia (Leonor Seixas) informa Maria (Mafalda Marafusta) que vai começar a trabalhar e ela, contrariada, segue as ordens dela.

Vitória diz a Joana e Alfredo (Luís Esparteiro) que levou João para casa deles, para os Santa Cruz não o verem naquele estado. Vitória, nervosa, relembra comportamentos de Lucas e o dia da violação, e percebe que ele nunca esteve lá.