Marcos ameaça Nuno

13 out 2020 00:00

Cartaxana (Luís Lucas) diz que vão ter de fazer mais exames, porque a perda de memória é grave, e pede a Vitória (Sara Barradas) para ir descansar.

João (Isaac Alfaiate) discute com enfermeira porque quer ver Lucas (Filipe Vargas), Nuno (Diogo Lopes chega e tenta acalmá-lo.

Carlos (João Vicente) conta a Ana (Madalena Aragão) que Lucas está no hospital, ela pede para ir ver o pai, mas Carlos anui não ser nada de grave e se houver novidades chama-a.

Camila (Núria Madruga) sem óculos embate outra vez em Carlos, ele conta que Lucas está no hospital e acompanha-a a fumar.

Lucas só se recorda de estarem no rio e Vitória conta-lhe novamente a sua vida, desde que era Margarida, e chora por se estar a expor outra vez.

Carlos conta a Camila sobre os irmãos Santa Cruz, diz que o pai dele será sempre Alfredo (Luís Esparteiro), e acha que os segredos dos Santa Cruz morriam com eles se não fosse Vitória a contar tudo.

Vitória não vai deixar João ver Lucas porque só o vai deixar mais preocupado e pede-lhe que se acalme.

Carlos desabafa a sua história com Vitória, e Camila tenta fazê-lo perceber que o amor verdadeiro quando não é correspondido, não é amor. Camila conta a Carlos que casou com o primeiro namorado e que foi traída, mas que continua a acreditar no amor.

Machado (Pedro Hossi) tenta tomar comprimidos, mas tem medo que Maria se aperceba.

Patrícia (Leonor Seixas) dorme. Nuno (Diogo Lopes) e João caminham de um lado para o outro para ajudar a passar o tempo.

Carlos deitado no sofá, recorda palavras de Camila e sorri com uma réstia de esperança.

Cartaxana (Luís Lucas) vê que Vitória adormeceu ao lado de Lucas, chama-a para falarem no corredor, mas ele abre os olhos e diz que também quer saber o que se passa.

Ana acorda Carlos, avisa que está pronta para ir ver o pai. Cartaxana tenta acalmar Lucas, explica que a perda de memória pode estar relacionado com o AVC ou o cancro, mas será preciso fazer mais exames.

Fonseca dorme no carro, é acordado com chamada de Machado a perguntar se está em Lisboa. Fonseca, contrariado por ter mentido a Machado, sai do carro e aproxima-se da casa.

Joana (Marina Mota) avisa que Alfredo antes de ser mordomo tem de saber fazer as coisas, e o pai de Hugo (Rodrigo Paganelli) acha que vai ser fácil pois vai contratar pessoas.

Nuno conta a Sandra (Marta Faial) tudo o que fez para tentar destruir Marcos, mas adverte que vão ter de aceitar que ele vai conseguir ficar com as crianças.

Marcos (Pedro Teixeira) e Rita (Maya Booth) discutem por causa de um acordo. Camila, incomodada com a discussão, acha que devia chamar a polícia, mas Joana avisa que é normal.

Marcos está prestes a perder a cabeça com Rita, quase lhe bate, Nuno entra, impede e avisa que o tribunal vai saber disto.

A mãe de Maria Teresa vai mais longe e acrescenta que também vai arranjar um advogado.

Joana aconselha Nuno a adiar a reunião porque Marcos tira qualquer pessoa do sério e não está em condições. Alfredo tenta fazer a cama da Ana, mas fica tudo torto.

Alfredo vê cama de Camila feita, tenta perceber como está feito, começa a abanar o espanador, abre os armários e fica admirado com sapatos de Camila.

Camila quer ir dar uma volta pela Herdade. Ornelas aconselha-a a ir de bicicleta.

Lucas com ar pouco esperançoso, faz diversos exames e recolhe sangue.

Joana, Luísa e Nuno riem-se de Camila ter ido de saltos andar de bicicleta. Luísa diz que o sítio a faz lembrar coisas más.

Joana acha que Nuno devia voltar às reuniões, Marcos ouve e tem uma ideia.

Melo acha que Marcos devia dar-lhe mais ouvidos, Nuno entra, diz a Melo para não perder tempo porque vai apresentar queixa por ter visto Marcos a agredir Rita, Marcos chama Nuno para falarem a sós. Marcos avisa Nuno que ou vai manter-se calado ou conta a toda a gente que ele foi violado.

Nuno fica frustrado com o golpe de Marcos e pede a Melo para adiar o encontro por Lucas estar no hospital, mas Marcos pensa que é mentira porque não foi avisado.

Carlos entrega chá a Vitória, ela agradece e pergunta se ele não devia estar na reunião com Marcos, e ele indica que Nuno está lá.

Marcos (Pedro Teixeira) impede Nuno de sair e provoca-o sobre a violação. Nuno não consegue controlar-se e dá-lhe um soco.

Hugo acompanha Machado que vai buscar uns documentos de Lucas, e apressam-se em separar Nuno e Marcos à luta.

Marcos fala da violação de Nuno e Machado leva-o algemado. Machado (Pedro Hossi) bate em Marcos e ameaça-o, caso volte a meter-se com Nuno. Depois, tira-lhe as algemas e afasta-o ao pontapé.

Hugo diz que Machado fez bem em dar uma tareia a Marcos, e promete não abrir a boca sobre o que se passou.

*******************************************************