Mateus arrisca-se para «roubar» Ana da Herdade

16 out 2020 00:00

Vitória (Sara Barradas) modera a reunião e Joana (Marina Mota) mostra-se bastante participativa.

Patrícia (Leonor Seixas) procura por Joana. Alfredo (Luís Esparteiro) avisa que ainda não chegou e ela acaba por convidá-lo a voltar a cantar no café, deixando Alfredo feliz.

Luísa acha que Vitória a ajudou a enfrentar muita coisa, mas continua a sonhar que volta a ver Mateus.

Mateus (Pedro Sousa) estaciona um táxi ao fundo da rua, sai do carro e avança em direção ao café.

Vitória termina a reunião e Joana anuncia que ela está noiva.

Vitória quer continuar as reuniões para ajudá-las, as luzes apagam-se, e Vitória em pânico pede para a largarem, e ninguém percebe o que se passa.

Maria (Mafalda Marafusta) e Sandra (Marta Faial) vindas do concerto, ouvem gritos vindos do café.

Joana (Marina Mota), Madalena (Anna Eremin) e Luísa continuam a tentar procurar Vitória. Maria e Sandra percebem a gravidade da situação, Maria liga a Machado e ouve-se um grito de Vitória.

Machado (Pedro Hossi) recebe chamada de Maria para descer ao café e ele sai o mais rápido que consegue.

Todas procuram Vitória e Joana encontra-a atrás do balcão, e ela avisa que era Mateus e manda chamar a polícia.

Machado sai a correr com a arma na mão e o táxi afasta-se com as luzes apagadas.

Estão todas de volta de Vitória, ela pede para ligar a Lucas porque ele tem de saber o que se está a passar, procura o telemóvel, mas não o encontra e percebe que Mateus o levou.

Ana deita-se, quando recebe mensagem de Vitória a pedir para ir ter ao portão e estranha.

Mateus conduz o táxi, vê chamada de Ana, rejeita e escreve-lhe nova mensagem. Ana vê outra mensagem de Vitória a dizer para não avisar o pai porque está a preparar uma surpresa, e prepara-se para sair.

Maria tenta ligar a Lucas, mas ele não atende. Machado pergunta se não há telefone fixo na herdade e insiste a ligar a Lucas.

Ana estranha o pedido de Vitória, mas dirige-se para a porta no momento que toca o telefone. Lucas atende o telefone e Machado conta que Mateus atacou Vitória e roubou-lhe o telemóvel e que precisam de proteger Ana.

Lucas dirige-se ao quarto de Ana, e confirma a Machado que a filha não está, desliga e corre em pânico. Lucas desesperado grita por Ana e encontra-a na cozinha.

Ana conta ao pai que Vitória lhe mandou mensagem e estava a ir ter com ela e Lucas alerta-a que foi Mateus. Mateus conduz o táxi, liga o rádio e sintoniza uma estação com música clássica.

Machado manda Lucas manter Mateus na herdade por querer apanhá-lo. João aparece e Lucas conta que Mateus fez-se passar por Vitória para apanhar Ana no portão e Machado está a chegar para apanhá-lo.

Mateus estaciona o táxi num sítio discreto, desliga o rádio e fica na expectativa de ver Ana chegar. João está determinado em apanhar Mateus e diz a Lucas não querer correr o risco de Machado deixar escapá-lo outra vez.

Machado conduz no interior do seu carro e acelera sem tirar os olhos da estrada.

Vitória acha que devia ter ido com Machado para proteger a filha. Maria acalma-a, está confiante que Machado vai apanhar Mateus e que Ana está segura com o pai.

Machado estaciona no mesmo sítio onde estava o táxi e dirige-se ao portão, ouve barulho nos arbustos, vê um homem e bate-lhe na cabeça, mas fica desiludido ao perceber que é João.

Mateus parado vê um carro a surgir. Patrícia está a sair da herdade e estranha ver ali um táxi de luzes apagadas, aproxima-se do carro e Mateus foge a toda a velocidade.

Patrícia (Leonor Seixas) lamenta que tenha afogentado Mateus (Pedro Sousa) e Vitória (Sara Barradas) confirma que ouviu Mateus a dizer que era a primeira e décima quinta mulher dele. Machado (Pedro Hossi) conclui que ainda faltam encontrar nove corpos.

Machado indica que a sua prioridade é proteger Ana (Madalena Aragão) e pergunta ao comandante onde estão os táxis. Ele responde que é em frente ao café. Machado procura o taxista que Mateus raptou e pergunta-lhe como tudo aconteceu.

Alfredo (Luís Esparteiro) não quer deixar Joana (Marina Mota) voltar às reuniões, com medo de que lhe aconteça algo. Ela lamenta que Mateus seja capaz de tanta maldade.

Isabela (Inês Herédia) encontra Mateus a preparar café e conta que teve pesadelos, mas que agora já está mais calma.

Lucas (Filipe Vargas) e Vitória acordam juntos. Ele tem medo de se esquecer de coisas importantes da história deles e pretende fazer um diário e Vitória apoia-o.

O taxista conta a Machado que foi atingido com uma pedra na cabeça e que desmaiou. Machado começa a caminhar a pé, e o táxi desaparece na direção contrária à que Machado tomou.

Esperança quer ir dar comida aos animais. Isabela tenta impedi-la, mas acaba por deixá-la ir. Isabela quer fazer as pazes com Mateus e pergunta-lhe se dormiu em casa. Mateus diz que só quer o seu espaço e começa a beijá-la, pede-lhe para colocar uns brincos e ela fica assustada.

Machado continua a caminhar a pé e vê, ao fundo, uma povoação e dirige-se para lá.

Patrícia conta como correu com Sílvio, mas não concorda que ele ganhe dinheiro com o corpo. Maria (Mafalda Marafusta) acha que ela se está a apaixonar.

Marcos (Pedro Teixeira), com dores nas costas, pede a Rita (Maya Booth), para preparar os filhos para a escola. Rita recusa-se, deixando Marcos furioso com a falta de compreensão dela.

Lucas mostra um diário a Vitória, diz-lhe que quer começar a escrever tudo e falam sobre os planos futuros, deixando Vitória feliz por terem uma vida pela frente.

*******************************************************