Mateus provoca Carlos até ao limite

28 mai 2020 00:00

Carlos (João Vicente) come. Alfredo (Luís Esparteiro), Hugo (Rodrigo Paganelli) e Joana (Marina Mota) observam-no, à espera de uma explicação.

Alfredo pergunta se foi a enfermeira que lhe deu a volta à cabeça. Vitória (Sara Barradas) entra e pede para dar uma palavra a Carlos.

Sandra (Marta Faial) comenta que é a última vez que vai ao jardim zoológico, quando repara que Carla (Ana Sofia Martins) não está bem e que Marcos (Pedro Teixeira) lhe fez uma lavagem cerebral.

Vitória diz a Carlos que ele ia estragar a sua vingança e que, por tal, não podem continuar a namorar.

Carla faz Marcos jurar pelos filhos que nunca mais lhe esconde nada, e pergunta-lhe com quem andou envolvido. O Santa Cruz responde-lhe que era uma vendedora da Herdade.

Vitória deseja que Carlos consiga refazer a sua vida e que esqueça tudo o que aconteceu. Carlos acha que ela andou este tempo todo a brincar com os sentimentos dele, e conclui dizendo que não ai contar nada a ninguém.

Elvira (Ana Bustorff), já recomposta de ter estado a fumar charros, encontra Maria (Mafalda Marafusta) no sofá e acorda-a a reclamar. Elvira diz a Maria que até encontrar substituta para Isabela é ela que tem de ajudar Joana. Contrariada, Maria começa a lavar a loiça.

Lucas (Filipe Vargas) encontra Vitória desorientada, fica a saber que ela terminou o namoro com Carlos e tenta acalmá-la. Rita (Maya Booth) aparece, fica incomodada com a proximidade deles e avisa que já se despediu das pessoas.

Ana despede-se de Vitória e a cumplicidade entre as ambas é evidente. Lucas olha-as, encantado.

Isabela (Inês Herédia) coloca a mesa, enquanto fala ao telemóvel com Mateus (Pedro Sousa), que lhe conta a confusão que Carlos armou e indica que não conseguiu falar com a mãe sobre eles.

A chorar, João (Isaac Alfaiate) pergunta a Mateus se sempre soube que a rapariga que violaram era a namorada de Carlos. Ele finge não saber do que João fala. João percebe que ele mente e diz que está farto de que lhe escondam tudo, acrescentando que só quer fugir dali, para não se matar de arrependimento.

Alfredo confirma que o filho bebeu pouco para ter caído daquela maneira, e começa a tocar guitarra. Joana acusa-o de só querer saber das cantorias, no café da Patrícia (Leonor Seixas), e proíbe-o de voltar lá, porque a prioridade é cuidarem de Carlos.

Vitória chora. Maria (Mafalda Marafusta) entra com champanhe e bolo para animá-la, mas percebe que está de rastos. Começam a comer e a beber, como nos velhos tempos. Vitória aninha-se em Maria.

Carlos trabalha, ainda furioso com os acontecimentos do dia anterior. Mateus aparece e comenta que a mãe o deve despedir. Carlos desvaloriza. Mateus pergunta qual é a coisa do passado que tanto o atormenta e que queria contar a Lucas. Hugo chega e, percebendo que o irmão está em apuros, diz que Carlos reagiu assim porque descobriu que Vitória está apaixonada por Lucas.