O plano dos Santa Cruz para se «livrarem» de João

10 abr 2020 00:00

Os irmãos estão reunidos, e Lucas (Filipe Vargas) pergunta por João (Isaac Alfaiate). Marcos (Pedro Teixeira) diz-lhe para deixarem o irmão em paz. Lucas assume que esteve mal em querer fazer tudo sozinho e delega tarefas aos irmãos.

Lucas diz a Ana (Madalena Aragão) que marcou uma reunião na instituição onde trataram da adoção dela, para tentar descobrir informações sobre os seus pais biológicos.

Mateus (Pedro Sousa) acorda João à força, e confronta-o com o dinheiro que ele roubou à própria família, avisando-o de que ele vai ter de se afastar por uns tempos.

Mateus explica, a João, que ele vai fazer um retiro espiritual e ameaça contar que ele roubou dinheiro da família. Mateus compromete-se a repor o dinheiro e João diz-lhe que não quer ir, confessando que tem nojo de tudo e de todos, desde o dia do “incidente”. Mateus avisa-o de que não tem escolha e de que não pode continuar a prejudicar a família.

Rita conta ao pai que vai antecipar o casamento e que será ele a pagar a boda. Fernando diz que não pode, porque teve de injetar dinheiro nas empresas e propõe que ela convença Lucas a ser sócio, para salvar a empresa de família.

Ana está com Lucas na instituição e o assistente social informa-os de que ela foi entregue, logo à nascença, e que os seus pais são desconhecidos.

João não aceita que a mãe o queira enviar para a Índia, e Catarina (Maria José Pascoal) explica que vai ser só um retiro espiritual para enterrar o passado. Revoltado, João insiste que era uma criança e que, por isso, não consegue esquecer. Vitória (Sara Barradas) ouve a conversa de Catarina com os filhos, e fica ainda com mais ódio por eles estarem a desvalorizar a violação.

Vitória confirma a Carlos que Catarina tem um tumor, mas que é curável e que, assim, pode estar viva para assistir à vingança. Carlos e Vitória beijam-se e ele começa a agarrá-la, mas Vitória pede-lhe para esperar, porque ainda não está preparada.

Carla (Ana Sofia Martins) conta a Marcos que Diogo bateu num colega e que a professora a aconselhou a levar os filhos ao psicólogo. Inicialmente, Marcos discorda, mas acaba por autorizá-lo porque só quer o melhor para os filhos, e insiste em voltar para casa e recuperar a família.

João conta a Vitória que vai para a Índia, apanhar ar puro e resolver alguns fantasmas da sua cabeça. Vitória pergunta se ele está com algum problema, ele nega e diz que tudo se resolve. João começa a fazer as malas, olha para uma moldura e vê Margarida, e sai do quarto em pânico.

Mateus cuida das plantas para colmatar as saudades que sente de Isabela (Inês Herédia), e pressiona a perna esquerda, onde tem arame farpado, para se penitenciar pela ausência da amada. João chega a chorar, e chama o irmão para lhe mostrar a moldura. Mateus vê a foto dos quatro irmãos, e conclui que ele está em delírio devido às drogas.