Veja como acaba a despedida de solteira de Rita

15 jun 2020 00:00

Catarina (Maria José Pascoal), Lucas (Filipe Vargas) e Vitória (Sara Barradas) ouvem atentamente Marta, a psiquiatra de Mateus (Pedro Sousa). Ela aconselha-os sobre como reagirem às novas condições do veterinário, já que ele vai ter de se aceitar como está mas isso pode levar algum tempo. Catarina e Lucas ficam em sofrimento. Vitória disfarça a satisfação que sente.

Mateus está deitado e triste. Marcos entra e começa a falar, querendo saber se foi Carlos (João Vicente) que o deixou naquele estado. Mateus começa a respirar de forma agitada. Marcos aguarda resposta.

Lucas acha que deviam chamar Isabela (Inês Herédia) para ver Mateus, porque é a namorada dele, quer a mãe goste ou não. Marta concorda com Lucas e indica que a presença de Isabela pode fazer bem a Mateus. Elvira entra e avisa que Marcos está no quarto com Mateus.

Marcos promete fazer justiça. Mateus diz que a culpa é dele, que está a ser castigado por todo o mal que tem feito, e que percebeu isso quando estava prestes a morrer. Lucas entra, percebe que Mateus está agitado e começa a discutir com Marcos. Mateus manda os dois saírem, vê a carta de Isabela, mas rasga-a antes de lê-la.

Carlos conversa com Joana (Marina Mota) sobre irem embora da Herdade, mas ela rejeita a ideia e conta que quando era mais nova também tentou partir, mas Alfredo (Luís Esparteiro) nunca quis e acabaram por ter alguns privilégios.

Hugo (Rodrigo Paganelli) insiste no regresso de Alfredo a casa. Alfredo diz que não pode, porque tem de ser Joana a pedir-lhe desculpa, e salienta que está a gostar de estar livre.

Hugo fala da relação com Sandra (Marta Faial), dizendo que agora é tudo profissional e nas condições que ele impôs. Hugo acha que o pai não deve beber mais, mas Patrícia (Leonor Seixas) defende Alfredo.

Vitória começa a arrumar as suas roupas no quarto de Mateus, quando encontra a caixa de metal que não consegue abrir.

Rita (Maya Booth) comenta com o marido que as amigas lhe organizaram uma despedida de solteira e Lucas incentiva-a a ir.

Vitória abre a caixa dos brincos e sai do quarto decidida. Mateus está no quarto e Vitória finge preocupar-se com ele, dizendo-lhe que é um milagre ter sobrevivido.

A enfermeira sugere-lhe que se veja ao espelho para se aceitar como é. Vitória dá-lhe o espelho. Mateus fica horrorizado e com nojo de si próprio: acha-se um monstro e chora.

Marcos envia mensagem a Carla, ela avisa que o evento ainda vai demorar. Marcos recebe uma mensagem de Rita que, já alcoolizada, conta que a despedida de solteira está a ser uma seca e combina encontrarem-se.

Lucas, a dormir, acorda sobressaltado com um pesadelo. Quando acende a luz, repara que Rita ainda não chegou.

Vitória não consegue dormir, decide levantar-se, veste o robe e sai do quarto.

Vitória vai ao frigorífico e encontra Lucas que lhe diz que não consegue dormir. Lucas começa a contar o pesadelo que teve e acrescenta que tem pena de não a ter conhecido antes. Vitória vai a sair, mas Lucas não se consegue conter e beija-a.

Marcos envia mensagem a Carla. Rita aparece provocante e mete-se em cima dele. Marcos comenta que Carla deve andar a traí-lo. Rita, cansada da conversa, diz-lhe que se fosse para aturar problemas matrimoniais tinha ficado com as amigas. Marcos veste-se, diz que perdeu a vontade e sai.

Vitória desfaz o beijo, alegando que Lucas está prestes a casar. Lucas insiste que Vitória sente o mesmo e que não são coisas da sua cabeça. Vitória avisa que ele nunca poderá ser feliz com ela e que aquilo não pode voltar a acontecer.