Vitória surge disfarçada para ver Ana

25 jul 2020 00:00

Lucas (Filipe Vargas) conta a Ana (Madalena Aragão) que lhe fizeram uma proposta desafiante e que aceitou. Ana reage mal à decisão do pai e recusa-se a abandonar tudo, agora que está com Daniel. Lucas desvaloriza o relacionamento da filha. Ana vinca que não vai para o Brasil.

Vitória (Sara Barradas) recebe uma selfie de Maria (Mafalda Marafusta) com Ana e encosta o telemóvel ao peito, emocionada.

Ana chora desconsolada. Mateus (Pedro Sousa) aproxima-se e consola-a, indicando que ela já é crescida e que pode tomar as suas decisões. Mateus leva-a para outro sítio. Ana está com um fio de sangue no nariz, igual ao que acontece a Mateus.

Lucas conta a Maria que Ana reagiu mal à notícia e que quer falar com Vitória sobre isso. Maria acha que Vitória gosta muito dele. Lucas mostra-se decidido e diz-lhe que não se vai prender por mais nenhuma mulher.

Catarina (Maria José Pascoal) chega bem disposta do piquenique com Cartaxana (Luís Lucas). Mateus vai ao encontro da mãe e pergunta-lhe porque está a tentar tirar-lhe a filha. Catarina diz ao filho que não foi fácil descobrir que Ana é fruto de uma violação.

Mateus (Pedro Sousa) indica que não quer ficar longe da filha e pede à mãe para impedir que Lucas se vá embora. Catarina rebate, dizendo que apoia Lucas na sua decisão. Lucas encontra Ana e diz-lhe que quer conhecer Daniel. A adolescente indica que não é um objeto e que ele já a obrigou a fazer muitos sacrifícios.

Catarina avisa Mateus que Ana descobrir que é fruto de uma violação vai destruí-la, e que é melhor eles se afastarem.

Lucas explica a Ana que as viagens ajudam a crescer e a abrir o coração, que ele é a família dela e que não há volta a dar.

Maria conta a Vitória que Lucas e Ana vão para o Brasil. Vitória fica satisfeita com a decisão dele, e afirma que pensa ir ter com eles.

Marcos (Pedro Teixeira) desabafa, transtornado com as decisões da mãe. Rita (Maya Booth), magoada, diz-lhe que se ele gostasse mesmo dela, não tinha permitido que fosse para a cama com Álvaro (Fredy Costa) por negócios.

Madalena (Anna Eremin) conta a Hugo (Rodrigo Paganelli) que Mateus vai regressar à atividade, depois do casamento e que ela se vai embora. Madalena mostra-lhe que quer aproveitar os últimos dias, beijam-se e envolvem-se.

Ana pede a Maria o número de Vitória porque precisa de desabafar. Maria diz que lhe pode contar tudo, mas Ana explica-lhe que não quer perder Daniel. A jovem conta, ainda, que falou com Mateus e que o tio se prontificou a ficar com ela.

Mateus fica furioso porque os planos de ficar com Ana estão em perigo. Nesse momento, Catarina chega e avisa-o para não se aproximar de Ana. A matriarca manda-o seguir em frente com Isabela (Inês Herédia), concluindo que ela pode ir viver lá para casa, com a condição de esquecer que é pai de Ana.

Alfredo (Luís Esparteiro) abre a porta a Patrícia (Leonor Seixas), que vem provocante. Atrapalhado, ele avisa-a de que é um homem casado e com idade para ser pai dela. Patrícia continua a provocá-lo, mas ele afasta-a e fecha a porta do quarto.

Vitória caminha disfarçada. A enfermeira observa Ana ao longe e aproxima-se para a ver melhor. Um homem, sem querer, dá-lhe um encontrão e a cabeleira e o chapéu caem. Vitória apressa-se a apanhar as coisas e foge.

Carlos (João Vicente) fala a Maria. Ela conta que devia fazer alguma coisa para ajudar Lucas, porque Ana anda a falar muito com Mateus.

Carlos vai ter com Lucas e Ana. A jovem pergunta-lhe se também vai com eles para o Brasil. Lucas conta que Carlos é irmão dele, que foi um segredo bem guardado entre Joana (Marina Mota), Catarina e Bernardo (Miguel Raposo). Ana reage bem, dando-lhe as boas-vindas à família.

Mateus diz a Isabela que cumpriu o que prometeu e que ela vai entrar na Herdade como sua mulher.

Isabela pede a Elvira para não se preocupar com as malas e fica desiludida porque pensava que ia dormir com o namorado. Mateus explica-lhe que quer ir com calma, manda-a arrumar as coisas e ir comprar roupa nova.

Sem saber, Isabela vai à gaveta onde ele guarda os troféus das suas vítimas. Mateus reage mal e impede-a. Isabela fica assustada com a reação de Mateus, mas ele pede-lhe para não abrir aquela gaveta, dá-lhe um beijo na testa e sai.

Vitória desabafa com Maria, dizendo que está cansada de estar ali. Maria incentiva-a a aproveitar a filha e Lucas, e a esquecer a vingança de Marcos e de Mateus.