Mais uma gala, mais um segredo revelado! Ontem, dia 27 de outubro, o público ficou a saber que segredo pertence ao concorrente Heitor. O concorrente explicou que sofre de 'Michaelfobia'. Cá fora, através das redes sociais do jovem, a sua equipa também se pronunciou e explicou em que consiste esta fobia.
No confessionário, o concorrente recusou-se a olhar para uma fotografia do cantor e começou por explicar: «Fobia à imagem que eu criei da pessoa. Na altura do seu falecimento tinha acesso à imagem, só se falava disso e suscitou-me curiosidade de procurar...».
Heitor justifica que consumia muita informação acerca da morte do cantor e começou a ter pesadelos: «Comecei a ter medo do escuro e de dormir sozinho. Tinha pesadelos em que basicamente me vinham buscar e que ele ia aparecer na minha casa».
«Eu tinha pesadelos constantes com isto»
Nas redes sociais do concorrente, a equipa que as gere, aproveitou para explicar melhor...
Num post de instagram, pode ler-se: «O Heitor revelou a sua Michael-fobia e, sim, é real! Criámos esta imagem divertida para brincar um pouco e quebrar o gelo cá fora, mas para ele, este assunto não tem piada nenhuma», afirmaram ao publicar uma foto montagem de Heitor e MichaelJackson.
Mas afinal, o que é a Michaelfobia?
A equipa explicou: «A Michael-fobia é um termo que se refere ao medo irracional de Michael Jackson. Embora não seja uma fobia oficialmente reconhecida nos manuais de diagnóstico, é mais comum do que parece! O termo é usado para descrever pessoas que experimentam um desconforto intenso ou ansiedade em ver imagens ou assistir a vídeos relacionados ao cantor»
Esse medo pode ser desencadeado por alguns fatores, como é explicado no post:
«1. Aparência Visual».
«2. Mitos, Histórias e Polémicas: Ao longo da sua carreira, Michael Jackson esteve envolvido em várias controvérsias e rumores, desde as transformações físicas até alegações legais e histórias sobre a sua vida pessoal que envolviam crianças, por exemplo. Essas polémicas, juntamente com a misteriosa forma como ele morreu, podem aumentar o sentimento de medo ou desconforto, especialmente em pessoas que são influenciadas por essas narrativas (e todos sabemos que as crianças são altamente influenciadas por este tipo de narrativa, como o Heitor na idade em que desenvolveu esta fobia)».
Sobre a fobia, ficou o alerta: «Embora muitas pessoas possam achar engraçado ou estranho que alguém tenha medo de um artista tão icónico, é importante lembrar que as fobias são reações irracionais, mas reais, para quem as vive. Elas podem ser desencadeadas por qualquer coisa que a pessoa associe ao perigo ou desconforto, e, no caso da Michael-fobia, o conjunto de fatores visuais e narrativos em torno de Michael Jackson pode ser o suficiente para criar essa resposta».
«Então, enquanto brincamos com esta imagem, é importante lembrar que cada fobia tem a sua história e merece ser respeitada», terminou a equipa.