As mulheres mais marcantes da nossa ficção

As mulheres mais marcantes da nossa ficção

Março é o Mês da Mulher, na TVI Ficção.

  • 8 mar 2022, 00:00

Ao longo das últimas décadas, foram várias as personagens femininas das novelas da TVI que marcaram o público e que podem ainda ser recordadas no canal temático.

A propósito do Mês da Mulher, na TVI Ficção, destacamos algumas, que, pela sua história e forma de encarar a vida, permanecem na memória dos portugueses:

1. Leonor Serra (Sofia Alves) - Olhos de Água (protagonista)

Leonor vive numa aldeia, com a sua mãe. O pai já morreu e o seu ritual diário é cuidar da terra. Tudo vai muda quando Leonor vai à capital e acaba por se encontrar com a sua irmã gémea, Luísa, que nem sabia que existia.

2. Mariana de Jesus (Paula Neves) - Anjo Selvagem (protagonista)

Mais conhecida como "Trinca-espinhas", Mariana nasceu e cresceu num convento. Desde logo, revela um jeito de 'maria-rapaz', como companheira de rua dos miúdos da aldeia onde fica o convento. Aos 18 anos, quando atinge a maioridade e tem de abandonar o convento, tudo muda.

3. Mónica Rodrigues (Fernanda Serrano) - Queridas Feras (protagonista)

Mónica é uma conceituada arquiteta, contratada para fazer o projeto de um grande empreendimento no Alentejo, mas devido a um grave problema de saúde, um cancro da mama, vê toda a sua virada do 'avesso'.

4. Rita Batalha (Margarida Vila-Nova) - Mundo Meu (protagonista)

Rita é uma jovem rebelde, filha de emigrantes portugueses em Paris, que teve sempre dificuldade em integrar-se na vida da Cidade Luz. Após perder os pais num acidente de automóvel, Rita decide regressar a Portugal.

5. Maria Estrela Santos (Rita Pereira) - Doce Fugitiva (protagonista)

Maria Estrela, mais conhecida como 'Estrelinha', é acusada de homicídio, mas, quando está a ser transferida para a penitenciária, o carro da polícia onde segue sofre um violento acidente com um táxi que vinha em sentido contrário. Maria Estrela aproveita esta oportunidade para tomar a identidade da passageira que seguia na outra viatura e põe-se em fuga. O que Maria Estrela não esperava é que esta mulher fosse uma noviça, mestre em doçaria conventual e chocolates.

6. Maria José Gomes (Vera Kolodzig) - Espírito Indomável (protagonista)

'Zé' é uma jovem que arrebata vários corações, pelo seu lado selvagem e espírito indomável. O que todos desconhecem, incluindo a própria, é a sua verdadeira identidade. A sua vida muda quando descobre que é, afinal, Constança Monteiro Castro, herdeira de uma grande fortuna.

7. Liliane Marise (Maria João Bastos) - Destinos Cruzados

Margarida (Guida) Cabreira das Caldas é uma ex-vedeta da música popular portuguesa, cujo nome artístico é 'Liliane Marise', que tenta arduamente recuperar o protagonismo de outrora e não desiste do seu sonho.

8. Luz Fuentes (Kelly Bailey) - A Herdeira (protagonista)

Luz chega com o pai, Ramón, à sua terra natal, que nunca conheceu, onde tem família num clã cigano. Vinte anos antes, Ramón e Soraia eram um jovem casal. Como esta não podia ter filhos, albergaram uma bebé que encontraram, a quem deram o nome de Luz, que, afinal, é filha de um homem muito rico, que tenta desesperadamente encontrá-la.

9. Margarida Rosa/Vitória Santareno (Sara Barradas) - Quer o Destino (protagonista)

A vida de Margarida, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Margarida foge e acaba por voltar, 14 anos depois, com uma nova identidade: Vitória, a enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens.

10. Mercedes Trindade de Sousa (São José Correia) - Bem me Quer

Mercedes ('Cedes') é bonita, extravagante e excessiva. É uma mentirosa compulsiva e oculta, a todo o custo, as suas humildes origens. Teve de penar muito para conseguir um lugar na família e na sociedade. Enquanto mantém as aparências de um casamento feliz, vai planeando a queda do marido, mas, lá no fundo, Mercedes tem um bom coração.

Em quase três décadas de ficção nacional, muitas mais haveria para mencionar. Ficam apenas estes exemplos de algumas das mulheres mais fortes, que continuam a inspirar-nos, mesmo quando não as vemos no ecrã.

Veja as fotos aqui.

Últimas

Mais Últimas

Exclusivos

Novelas

Fora do Ecrã