«Não tem cura» - Susana Vieira fala do seu diagnóstico e de como encara o futuro

«Não tem cura» - Susana Vieira fala do seu diagnóstico e de como encara o futuro

A atriz brasileira falou abertamente do seu estado de saúde, numa entrevista recente

  • Carina Oliveira
  • 21 mai, 11:37

Susana Vieira (81 anos) é uma das atrizes mais aclamadas do Brasil e tornou-se num rosto bem familiar também para os portugueses, pela sua participação em várias novelas de sucesso nas décadas de 80 e 90, como Mulheres de Areia, Por Amor, Mulheres Apaixonadas ou Guerra dos Sexos.

No passado dia 20 de maio, Susana Vieira falou, em entrevista ao Fantástico, do diagnóstico de cancro e de como encara o futuro: «Não tem cura» - começou por dizer, referindo-se à Leucemia Linfocítica Crónica (LLC), com a qual vive desde 2015. Atualmente em remissão, a atriz brasileira mostra-se tranquila com a doença: «Eu estou mais em paz».

A LLC ocorre quando os linfócitos (células que fazem parte da defesa do organismo humano) passam a multiplicar-se de forma descontrolada e deixam de executar as suas funções. A causa é ainda desconhecida, mas a doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos.

Susana Vieira falou ainda de um outro diagnóstico com o qual convive: a Anemia Hemolítica Autoimune (AHAI), um tipo de anemia em que anticorpos anormais atacam os glóbulos vermelhos do sangue, provocando a sua destruição. Embora nem sempre seja possível identificar a sua causa, a AHAI pode surgir pela desregulação do sistema imune após uma infecção, devido a doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatóide, uso de alguns medicamentos e até cancro.

Apesar dos problemas de saúde, a atriz mostra-se confiante em relação ao futuro e mantém, tanto quanto possível, a sua jovialidade. «Eu continuo 'ligada' no amor, no sexo. O que eu quero dizer é que se você continua desejando alguma coisa, você continua viva e bonita. Deseje um pão com manteiga, deseje um emprego melhor, deseje um homem, deseje uma mulher. Deseje!»

Recorde-se que a atriz esteve de férias no nosso país, para celebrar o seu aniversário, em agosto de 2023, e que viveu um episódio insólito em Portugal revelado uns meses mais tarde, também num programa de Televisão brasileiro.

Prestes a fazer 82 anos, Susana Vieira continua a exibir uma forma física invejável. Veja, na galeria em cima, algumas das fotos partilhadas pela atriz, em fato de banho, aquando da sua passagem pelo Algarve, no verão passado.

Últimas

Mais Últimas

Exclusivos

Novelas

Fora do Ecrã