Antwon Wilson, de 33 anos, perdeu a vida depois de conseguir salvar as suas filhas de um afogamento numa praia de Fort Lauderdale, na Florida, durante o Dia do Pai.
O que era para ser um momento de celebração familiar tornou-se numa tragédia comovente. De acordo com a PEOPLE, Antwon Wilson estava a passar o Dia do Pai com as suas filhas, quando estas começaram a lutar contra a força do mar, ao final da tarde de domingo, 15 de junho. Segundo as autoridades locais, os serviços de emergência receberam chamadas por volta das 19h20 a alertar para um afogamento junto ao resort B Ocean, em Fort Lauderdale.
Embora a equipa de salvamento já tivesse terminado o turno às 19h, os tenentes rapidamente regressaram ao local após tomarem conhecimento da situação. "Conseguiram virar os camiões e foram os primeiros a chegar ao local da nossa parte", explicou o chefe de batalhão Daniel Moran, dos Bombeiros de Fort Lauderdale.
De acordo com o mesmo responsável, Antwon atirou-se à água ao ver uma das suas filhas, com cerca de 7 a 10 anos, em dificuldades. “Conseguiu chegar até ela e manteve-a à tona até os nadadores-salvadores conseguirem resgatá-la”, contou Moran.
Outro adulto que se encontrava na praia, Eslam Saad, também se lançou ao mar para ajudar. No entanto, foi rapidamente vencido pela força das ondas, sendo arrastado para baixo de água antes de conseguir, com esforço, nadar até à superfície. “Nem pensei. Nem avisei a minha mulher. Simplesmente saltei para a água”, contou Saad à 7News Miami. “Fiz o meu melhor para levá-la para mais perto da costa.”
“Quando me aproximei, disse-lhe: ‘Por favor, sei que estás em pânico, mas não faças nada de perigoso. Vou tentar tirar-te daqui.’” Saad conseguiu aproximá-la da areia, onde os nadadores-salvadores assumiram o resgate.
As duas meninas foram salvas com vida. Já Antwon, que mergulhou para salvar as filhas, não voltou à superfície. Foi encontrado minutos depois, inconsciente. Os paramédicos tentaram reanimá-lo já em terra e levaram-no de imediato para o Broward Health Medical Center, juntamente com uma das filhas e Eslam Saad.
Infelizmente, o pai foi declarado morto no hospital.
“Quando cheguei ao hospital e me disseram que estava tudo bem comigo, quis logo saber como estavam eles. Foi aí que me disseram que o pai… já tinha partido”, recordou Saad, visivelmente emocionado.
Tanto a filha de Antwon como Saad estão conscientes e a recuperar, segundo a estação WFLA.
A polícia de Fort Lauderdale está a investigar a ocorrência, que tudo indica tratar-se de um afogamento acidental. As autoridades não comentaram mais detalhes até ao momento.
Recorde-se que, em abril de 2024, os bombeiros foram chamados à Praia do Tamariz, no Estoril, devido a seis pré-afogamentos em menos de três horas.