Inês Aires Pereira está a ser alvo de críticas nas redes sociais depois de um vídeo seu, captado durante o dérbi entre Benfica e Sporting, se ter tornado viral. A atriz esteve presente no Estádio da Luz, no passado sábado, 10 de maio, como convidada de uma marca de cerveja, e acabou por protagonizar um momento que não caiu bem junto de muitos adeptos.
Durante o jogo, a atriz — conhecida pelo seu registo humorístico — envergou uma camisola do Benfica e, num vídeo publicado nas redes sociais, acabou por atirá-la ao chão, num gesto que rapidamente gerou indignação entre adeptos do clube da Luz.
A polémica levou a atriz a expor também o lado mais agressivo da reação dos adeptos. Inês Aires Pereira revelou ter sido alvo de ameaças e insultos, frisando que nunca imaginou que a sua atitude pudesse gerar esse tipo de consequências.
“A minha relação com o futebol é praticamente nula. Gostava que o futebol fosse um desporto e não uma guerra. Não sabia que ao vestir uma camisola do Benfica, que não é o meu clube, fosse motivo de ameaças de morte, de porrada e de insultos.”
Numa sequência de stories, a atriz pediu ainda ajuda aos seguidores para esclarecer uma dúvida técnica sobre Instagram:
“A minha pergunta no meio disto tudo, e que eu precisava da vossa ajuda, é: é possível quando não seguimos uma pessoa, os stories dessa pessoa aparecerem?”
Perante a onda de críticas, Inês Aires Pereira usou as redes sociais para pedir desculpas publicamente e esclarecer a sua intenção.
“Eu não percebo de futebol, não sei de etiqueta ou códigos. Quando visto uma camisola do Benfica, é porque estou a viver uma experiência”, começou por dizer.
A atriz reforçou que o gesto não teve qualquer carga ofensiva ou desrespeitosa, sublinhando o desconhecimento sobre os códigos de conduta associados ao fervor clubístico.
“Agora tenho noção que os ferrenhos vivem isto de uma forma inacreditável. Sou ignorante. Ao colocar a camisola no chão, confundiu-se como uma falta de respeito. A minha forma de comunicar é sempre através do humor, mas nunca quis desrespeitar ninguém. Peço desculpa pela minha ignorância por ofender tantos benfiquistas.”