A morte de Val Kilmer, um dos protagonistas de Top Gun, abalou o mundo do cinema. O ator, que interpretou o icónico "Iceman" no filme de 1986, faleceu aos 65 anos, vítima de pneumonia. A notícia foi inicialmente partilhada pela filha, Mercedes Kilmer, e rapidamente divulgada pelo The New York Times.
Na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, Cristina Ferreira comentou a perda no programa Dois às 10, da TVI. «Foi a filha que veio dar a notícia e o New York Times divulgou», revelou a apresentadora.
A homenagem não ficou por aqui, pois Cristina também usou as redes sociais para expressar a sua tristeza e recordar a importância do ator na história do cinema:
«Morreu um bocadinho do Top Gun. O ator Val Kilmer deixa de "voar" com o Tom Cruise. Será sempre um dos filmes da minha vida. ❤️»
Apesar de ser mais conhecido pelo papel de "Iceman" em Top Gun, Val Kilmer teve uma carreira marcada por grandes sucessos no cinema. Entre os seus papéis mais icónicos, destacam-se:
-
Batman Forever (1995) – onde deu vida a Bruce Wayne/Batman
-
The Doors (1991) – interpretando o lendário vocalista Jim Morrison
-
Tombstone (1993) – no papel do carismático Doc Holliday
-
Heat - Cidade Sob Pressão (1995) – ao lado de Al Pacino e Robert De Niro
-
O Santo (1997) – protagonizando Simon Templar
-
Alexander (2004) – interpretando Filipe II da Macedónia
Nos últimos anos, Kilmer enfrentou uma dura batalha contra o cancro na garganta, que afetou a sua capacidade de falar. Ainda assim, voltou a aparecer no grande ecrã com uma emocionante participação em Top Gun: Maverick (2022), ao lado de Tom Cruise, onde o seu personagem, "Iceman", teve uma despedida memorável.
A morte de Val Kilmer marca o fim de uma era para muitos fãs do cinema, deixando um legado inigualável na sétima arte.
Recorde um dos papéis mais emblemáticos do ator, na galeria em cima,