O filho mais novo dos Duques de Bragança, D. Dinis de Bragança, tem sido alvo de crescente atenção mediática, não apenas pela sua presença ao lado da prima mais velha, a princesa brasileira D. Maria Gabriela de Orléans e Bragança, mas também pela recente distinção que lhe foi atribuída pela Casa Imperial do Brasil.
Adriano Silva Martins, apresentador do programa V+ Fama, abordou o tema no passado dia 9 de maio, referindo que, embora oficialmente não haja confirmação de um relacionamento amoroso, a proximidade entre os dois é notória. Para o apresentador, esta condecoração poderá ser interpretada como «uma forma subtil de confirmar este romance».
Recorde-se que os rumores surgiram em dezembro, quando D. Dinis foi visto ao lado de D. Maria Gabriela durante a Procissão em honra de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Vila Viçosa. Segundo o comentador Pedro Capitão, que também esteve presente no evento, esta não foi a primeira vez que ambos surgiram juntos em público, tendo sido observados em outras ocasiões a assistir a missas. Capitão destacou a «cumplicidade» entre os dois, alimentando especulações sobre um possível romance.
A distinção em questão é a Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa, uma honraria criada em 1829 pelo Imperador D. Pedro I do Brasil, em comemoração ao seu casamento com a Imperatriz D. Amélia. Embora a ordem tenha sido oficialmente extinta com a proclamação da república brasileira em 1889, a Casa Imperial do Brasil continua a concedê-la como uma ordem dinástica. A atribuição desta condecoração a D. Dinis, em maio de 2025, marca um momento significativo na relação entre as casas reais portuguesa e brasileira.
Apesar de serem primos e de uma diferença de idade de 10 anos — D. Dinis tem 25 anos e D. Maria Gabriela 35 —, relacionamentos entre membros de casas reais com laços familiares não são inéditos na história monárquica. Pedro Caldeira, outro comentador, expressou ceticismo quanto à possibilidade de um romance, mencionando que a diferença de idades poderia ser um fator dissuasor para a família.
D. Dinis tem mantido uma vida discreta, longe dos holofotes, ao contrário dos seus irmãos mais velhos, o príncipe D. Afonso e a infanta Maria Francisca, que casou em outubro de 2023. A sua recente visibilidade e a condecoração recebida podem indicar uma nova fase na sua vida pública e pessoal.
Até ao momento, não houve declarações oficiais por parte da Casa Real Portuguesa ou da Casa Imperial do Brasil sobre o alegado romance. No entanto, a atenção mediática e as especulações continuam a crescer, alimentadas por aparições públicas e gestos simbólicos que sugerem uma ligação mais profunda entre D. Dinis e D. Maria Gabriela.