Ganhou mais de 2 mil milhões de euros na lotaria e agora foi notícia pela forma como gastou o dinheiro - V+ TVI1224
Foto: Freepik

Ganhou mais de 2 mil milhões de euros na lotaria e agora foi notícia pela forma como gastou o dinheiro

  • Redação V+ TVI
  • 14 out, 11:55

O homem, de 33 anos, recebeu o prémio em 2022 e agora o seu gesto comovente tornou-se viral

O norte-americano Edwin Castro, vencedor do jackpot de mais de 2 mil milhões de euros (2,04 mil milhões de dólares) na loteria Powerball em 2022, está a usar parte da sua fortuna para apoiar as vítimas dos incêndios que devastaram Los Angeles no início deste ano.

Natural da Califórnia, Castro, de 33 anos, comprou o bilhete premiado numa bomba de gasolina em Altadena, e agora está a investir milhões de dólares em propriedades para reconstruir casas destruídas pelo incêndio de Eaton, que deflagrou em janeiro. “Isto é para uma família que quer mudar-se para aqui”, disse ao The Wall Street Journal, acrescentando: “São estas as pessoas que precisam de ser apoiadas neste momento.”

O incêndio de Eaton ocorreu em simultâneo com o incêndio de Palisades, provocando pelo menos 31 mortes e destruindo mais de 16 mil estruturas, segundo o The Wall Street Journal. Enquanto muitos investidores têm aproveitado a oportunidade para adquirir terrenos queimados e transformá-los em empreendimentos imobiliários, Castro afirma que o seu objetivo é retribuir à comunidade.

A onda de interesse de investidores externos gerou preocupação entre os residentes, que temem a especulação imobiliária. Uma petição para impedir a compra de terrenos em Altadena por investidores já reuniu cerca de 1.500 assinaturas, de acordo com a mesma publicação.

Altadena perdeu 9.000 edifícios durante o incêndio de Eaton. Castro, cujo pai trabalhava na construção civil, revelou que pretende preservar o estilo arquitetónico artesanal das casas originais e vendê-las a preços acessíveis. “A margem de lucro não precisa de ser absurda. Mas também não estou a construir estas casas para as oferecer”, explicou. O ex-consultor de arquitetura, que chegou a viver em Altadena, garantiu que quer manter o caráter original e “mágico” do bairro, vendendo as habitações a famílias e não a investidores que pretendam arrendá-las.

“Quero que pareça o antigo bairro”, afirmou. “Como se todas as casas anteriores ao incêndio tivessem ficado preservadas numa bolha do tempo.” Castro recordou ainda o trabalho do pai na construção do Museu Getty, em Malibu, e como essa experiência o inspirou neste projeto: “Ele dizia: ‘Fui eu que construí aquele edifício. Trabalhei ali.’ Isso marcou-me.”

Entre as poucas estruturas que resistiram ao incêndio está o Joe’s Service Center, a bomba de gasolina onde Edwin Castro comprou o bilhete que mudou a sua vida, avança o New York Post.

Relacionados

Fora do ecrã

Mais Fora do ecrã