Em Portugal, a legislação continua a obrigar à presença de um triângulo de sinalização nos veículos. No entanto, os condutores portugueses podem já optar por adotar a medida espanhola, que promete maior segurança nas estradas.
Os tradicionais triângulos de sinalização, usados para indicar acidentes ou avarias, vão ser substituídos em Espanha por um novo dispositivo luminoso que elimina a necessidade de o condutor sair do carro — uma operação que, segundo as autoridades, tem sido responsável por inúmeros atropelamentos ao longo dos anos.
Atualmente, este novo equipamento, conhecido como luz V-16, já é permitido, mas só a partir de 1 de janeiro de 2026 é que o seu uso passará a ser obrigatório, conforme avança a imprensa espanhola.
De acordo com a Direção-Geral de Trânsito de Espanha (DGT), citada pelo jornal ABC, basta colocar a luz na parte mais alta do veículo para assinalar uma paragem na estrada, garantindo maior visibilidade. A grande vantagem é que o condutor pode fazê-lo sem sair do carro, evitando expor-se ao tráfego — algo que não acontece com os triângulos tradicionais.
O novo dispositivo V-16 inclui ainda um sistema de geolocalização, que, quando ativado, envia automaticamente a posição do veículo imobilizado para a plataforma digital DGT 3.0, em intervalos de 100 segundos. Assim, a localização do carro é transmitida em tempo real aos restantes condutores, permitindo-lhes ajustar a condução com antecedência.
Em Portugal, não existe por enquanto qualquer indicação de que esta medida venha a ser implementada. No entanto, é já possível adquirir dispositivos semelhantes, como o Help Flash, que cumprem a mesma função. Com esta tecnologia, em apenas alguns segundos, o veículo fica devidamente assinalado — e, no tempo que seria necessário para percorrer os 30 metros exigidos por lei para colocar o triângulo, a luz já é visível a mais de um quilómetro de distância.
*Alguns dos produtos mencionados neste artigo foram selecionados de forma independente pela nossa equipa editorial. Se realizar uma compra através dos links incluídos podemos receber uma comissão. Esta parceria ajuda-nos a continuar a oferecer conteúdos de qualidade.
Veja aqui:
O meu noivo ficou paraplégico na despedida de solteiro: "Chorei até me doer o corpo" - V+ TVI