Foi criada pelos avós, mas aos 17 anos decidiu matá-los e enterrá-los no quintal - V+ TVI1224
Imagens: Departamento do Xerife do Condado de Washington

Foi criada pelos avós, mas aos 17 anos decidiu matá-los e enterrá-los no quintal

  • Redação V+ TVI
  • 12 jun, 15:07

A jovem teve a ajuda do namorado para cometer o crime macabro

Aos 19 anos, Heidi Dutton foi condenada esta sexta-feira a cadeia perpétua pela morte dos seus avós, que a criaram como filha — um crime chocante que confessou ter cometido aos 17 anos.

Em maio, Heidi tinha-se declarado culpada de dois crimes de homicídio qualificado, prática de conspiração e desecramento de cadáveres, após o assassinato de Deborah e Larry Dutton, ocorrido em dezembro de 2022, em Dewey, no estado de Oklahoma.

No passado dia 6 de junho, num tribunal do Condado de Washington, o juiz sentenciou-a à cadeia perpétua, em linha com a recomendação do júri. O namorado de Heidi, Lucas Walker, já tinha sido condenado anteriormente a 35 anos de prisão, num tribunal federal, por também ser considerado coautor dos assassinatos — processo esse tratado num tribunal federal por Walker pertencer à Nação Cherokee.

Segundo a acusação, a polícia só iniciou as averiguações cerca de um mês depois dos factos. A 20 de janeiro de 2023, as autoridades responderam a um pedido de verificação de bem-estar na casa dos Dutton, em Dewey, cerca de 210 km a sudeste de Wichita. Heidi, então com 17 anos, e Walker encontravam-se no local quando a polícia chegou, tendo sido detidos após encontrarem sangue debaixo das ripas do quarto dos avós. Ambas as autoridades confessaram os crimes após a detenção.

Como tudo aconteceu

Na noite de 19 de dezembro de 2022, Walker roubou uma pistola .22 do escritório da casa e escondeu-se no quarto de Heidi. Quando os avós estavam a dormir, Deborah abriu a porta do quarto principal e foi morta a tiro e garganta cortadaLarry saiu da cama para socorrer a esposa, mas a pistola falhou. Walker desferiu várias facadas no rosto de Larry. O casal foi depois arrastado para o exterior em lençóis e enterrado no quintal — cenas captadas por uma câmara Ring e confirmadas por mandados judiciais. Dois dias depois da chamada às autoridades, os corpos foram exumados do quintal.

Quem eram as vítimas

Larry Dutton, de 73 anos, era sargento-mor reformado da Força Aérea dos EUA e antigo responsável pelo aeroporto William Milliken, em Eureka (Kan). Tinha fama de ser uma pessoa generosa e de bom coração.

Deborah Dutton, também reformada da Força Aérea com o posto de sub-sargento, trabalhou depois como chefe de cozinha.

O assassinato deixou a comunidade em choque, angustiada perante a tragédia com premissas familiares.

Justiça e repercussões

Heidi Dutton recebe cadeia perpétua e Lucas Walker já tinha sido condenado a 35 anos. O caso volta agora a tribunal para julgar outras acusações relacionadas com o contexto do crime.

Recorde-se que, em 2022, um caso semelhante deixou o país em choque, quando um neto matou o próprio avô, em Seia.

Fora do ecrã

Mais Fora do ecrã
IOL Footer MIN