Existe sempre um debate em casa sobre onde guardar a manteiga: há quem prefira mantê-la sempre no frigorífico e outros que não conseguem imaginar uma manteiga em bloco sem possibilidade de a barrar numa torrada acabada de fazer.
Se faz parte do segundo grupo, que costuma deixar a manteiga na bancada, deve ter atenção a certos cuidados para garantir a segurança alimentar. Contudo, as opiniões divergem relativamente ao tempo que a manteiga pode permanecer fora do frigorífico.
Apesar de as marcas recomendarem conservar a manteiga no frio, o cientista alimentar Harold McGee defende que manter a manteiga à temperatura ambiente durante alguns dias não é prejudicial, pois, devido ao seu baixo teor de água, a manteiga consegue resistir à contaminação por micróbios, conforme explicado pelo site The Kitchen.
No entanto, é inegável que a manteiga se deteriora mais rapidamente fora do frigorífico do que quando guardada no frio. Por isso, se pretende conservar uma embalagem durante várias semanas, o ideal é mantê-la no frigorífico. Caso contrário, pode deixar a manteiga na bancada, mas deve estar atento para não a consumir caso apresente odor estranho ou cor alterada.
Alguns erros a evitar ao deixar a manteiga fora do frigorífico são:
- Guardar a manteiga no recipiente errado, pois a exposição à luz e ao ar são os principais fatores que aceleram a sua deterioração. Por isso, deve cuidar do recipiente onde a guarda.
- Manter a manteiga fora do frigorífico numa cozinha que não está fresca. Em épocas de calor ou se vive num país quente, não é aconselhável deixar a manteiga na bancada. Se a temperatura ambiente se mantiver acima de 21°C, o melhor é guardá-la no frigorífico.
- Deixar grandes quantidades de manteiga fora do frio. Quanto mais tempo a manteiga permanecer em temperatura ambiente, maior o risco de deterioração. Assim, o ideal é dosear a quantidade que deixa fora do frigorífico.