Maria Cerqueira Gomes recorreu às redes sociais para alertar que foi vítima de uma usurpação de identidade no WhatsApp. A apresentadora da TVI publicou uma imagem de um número que estaria a fazer-se passar por ela, contactando amigos e afirmando ser o seu novo contacto — algo que ela negou categoricamente.
No alerta que partilhou no Instagram, Maria deixou bem claro: «Não sou eu». Com isso, pretendeu impedir que essa pessoa utilize o seu nome e reputação para enganar conhecidos ou provocar confusão. O tema foi comentado no V+ fama, com Adriano Silva Martins a salientar que as redes sociais estão cada vez mais perigosas.
Este tipo de fraude — usar números que se passam por figuras públicas — já tem sido reportado em vários casos, e é frequentemente aconselhado que se confirme junto da pessoa real antes de responder a mensagens suspeitas, sobretudo quando envolvem pedidos estranhos ou urgentes.
Maria Cerqueira Gomes já havia anteriormente denunciado páginas falsas que diziam ser do seu staff ou manager, o que reforça que esta não é a primeira vez que enfrenta tentativas de simulação de identidade publicamente.
Este incidente alerta para a vulnerabilidade das figuras públicas face às redes sociais e mensageiros: a confiança que muitos depositam num nome pode ser usada contra elas. Maria agiu rápido para dissipar dúvidas e proteger a sua imagem e as pessoas próximas.