Foi uma das grandes estrelas da TVI e, após anos de miséria, recebeu finalmente uma nova oportunidade - V+ TVI1224
Foto: Instagram

Foi uma das grandes estrelas da TVI e, após anos de miséria, recebeu finalmente uma nova oportunidade

  • Ana Silva
  • 11 ago, 13:38

Viveu momentos dramáticos depois da fama, mas recentemente a vida voltou a sorrir-lhe

Pedro Rodil tornou-se conhecido do grande público quando assumiu o papel de Rodrigo na sexta temporada dos Morangos com Açúcar. A personagem principal da série juvenil da TVI valeu-lhe grande popularidade, mas o percurso do ator nos anos seguintes ficou marcado por períodos de maior e menor visibilidade e por algumas fases particularmente complicadas.

Um dos momentos mais difíceis aconteceu em 2014, quando Pedro Rodil foi fotografado a trabalhar como arrumador de carros na Praia das Maçãs, em Sintra. Na altura, o ator atravessava dificuldades financeiras e não escondeu o desconforto perante a situação.

«É um murro no estômago estar de mão estendida, após o estacionamento de cada carro, à espera que caia uma moedinha na mão», admitiu.

Apesar das circunstâncias, Pedro Rodil garantiu que não sentia vergonha do trabalho que estava a fazer para conseguir sobreviver. Naquele período, procurava outras formas de rendimento e chegou também a dedicar-se à pesca, vendendo depois o peixe que conseguia «agarrar» a restaurantes.

No mesmo ano, o jovem deu uma entrevista a Manuel Luís Goucha, onde falou sobre a sua situação e a importância da família na sua vida.

Os anos seguintes continuaram a ser marcados por alguma instabilidade profissional. Entre 2014 e 2016, o ator participou apenas em pequenos trabalhos, até voltar a ter uma oportunidade de maior destaque em 2019.

Nesse ano, integrou o elenco de «Alguém Perdeu», a primeira novela da CMTV. Contudo, a participação acabou por ser mais um projeto pontual e Pedro Rodil voltou a ficar afastado do pequeno ecrã durante vários anos.

O regresso à televisão tardou, e o próprio ator chegou a falar publicamente sobre a dificuldade em compreender a falta de oportunidades profissionais. Quase três anos depois de «Alguém Perdeu», recorreu às redes sociais para desabafar sobre a situação.

«É raro o dia que não me perguntam se ainda sou ator? O que estou a fazer? O que é que ando a fazer agora? Que projetos é que tenho?», escreveu.

«Não sei porquê, mas custa-me responder. Sei apenas que represento vinte e quatro horas por dia», acrescentou, numa reflexão sobre a paixão pela profissão que continuava a sentir apesar da ausência de convites para novos projetos.

O regresso à ficção em 2026

Depois de mais um período afastado da televisão, Pedro Rodil voltou finalmente à representação em 2026. O ator integrou o elenco de «Refúgio Proibido», uma produção do Correio da Manhã apresentada como a primeira micronovela e microdrama digital do jornal.

O novo projeto representa, assim, mais um capítulo no percurso de um ator que conheceu a fama ainda jovem, viveu períodos de grande exposição, enfrentou dificuldades financeiras e profissionais e continuou, apesar dos obstáculos, ligado à representação.

Desde o sucesso como Rodrigo nos Morangos com Açúcar, Pedro Rodil tem procurado manter-se ligado à profissão que, como o próprio afirmou, continua a fazer parte da sua vida «vinte e quatro horas por dia».

Recorde como era o jovem na série juvenil de sucesso da TVI - e como mudou desde então - na galeria em cima.

Relacionados

Fora do ecrã

Mais Fora do ecrã