Sérgio Praia: «Fiz ballet durante 4 anos sem ninguém saber»

10 set 2020 16:06

No «Você na TV», Sérgio Praia revela o seu sonho de ser bailarino clássico.

Sérgio Praia fez ballet com a ajuda da professora Isabel durante 4 anos, sem ninguém saber, e escondia as meias e as sapatilhas no fundo da gaveta do quarto. Até que um dia, a mãe do ator descobriu, e queimou tudo. Em conversa com Manuel Luís Goucha, Sérgio Praia, expõe: «Na altura aquilo doeu, mas acho que me cimentou por dentro com esta vontade de querer sair dali, querer emocionar o mundo».

O ator admite que a sua professora de ballet foi muito importante no início da construção dos sonhos e incentivou-o a ir mais longe, o que mereceu que lhe deixasse uma sincera mensagem de agradecimento por toda a ajuda. Manuel Luís Goucha pergunta ao ator o que era fascinante no bailado e Sérgio Praia admite que a dança o fazia voar e sair da sua zona de conforto.

Sérgio conta que fugiu de casa aos 16 anos, com umas meias e umas sapatilhas na mão e pouco dinheiro no bolso, que tirou ao pai, e foi para a frente do Teatro Nacional de S. João, no Porto, fazer sequências de bailado que tinha aprendido, com o intuito de alguém o chamar para entrar, o que nunca aconteceu. Revela que foi muito difícil ir para o norte sem casa e sem ninguém e admite que chegou a dormir em vários sítios diferentes, até mesmo dentro de casas em obras.

Agora, com uma carreira de sucesso que já conta com vários anos, a novela «Amar Demais» é o novo projeto de Sérgio Praia, que vai interpretar a personagem «Raul», isto depois do sucesso do filme português «Variações», em que foi o protagonista.