Ruy de Carvalho: «Quero morrer na altura própria»

22 out 2020 15:26

No «Você na TV», recebemos um dos maiores atores nacionais.

Manter-se ativo profissionalmente é para Ruy de Carvalho um elemento essencial para a sobrevivência. Aos 94 anos, o ator prepara-se para regressar aos palcos com a peça «A Ratoeira» e continua a participar em projetos de ficção na televisão. Sobre a necessidade de continuar a trabalhar independentemente da idade, Ruy de Carvalho esclarece: «Um ator parado é um ator morto e eu não quero ser morto. Quero morrer na altura própria. Sou feliz trabalhando».

Após o período de confinamento obrigatório, Ruy de Carvalho preparava-se para retomar as gravações de uma novela, quando foi surpreendido por uma hérnia discal, que forçou a sua paragem. As dores provocadas por este problema levaram-no a ser submetido a uma operação. O ator confessa que ainda não está totalmente recuperado e que utiliza a bengala para se apoiar e evitar algo que possa «estragar» as melhorias que tem registado.

A peça «A Ratoeira» está em cena no Teatro Armando Cortez e conta com um elenco de luxo, que se junta a Ruy de Carvalho: Ângelo Rodrigues, Beatriz Barosa, Elsa Galvão, Filipe Crawford, Henrique de Carvalho, Luis Pacheco e Sofia de Portugal.