Quiche de tomate cereja, alho francês, espinafres e queijo de cabra fresco

20 ago 2020 15:25

INGREDIENTES:

1 rolo de massa quebrada

250 de alho francês limpo

250g de folhas de espinafres

250g de queijo de cabra fresco

300g de tomate cereja maduros

1 ramo de manjericão

6 ovos (L)

2,5 dl de natas

3 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta acabada de moer

Manteiga para untar

PREPARAÇÃO:

Corte o alho francês em rodelas finas. Lave e escorra. Leve ao lume uma frigideira e deixe aquecer. Junte uma colher de sopa de azeite e junte os espinafres. Deixe cozinhar atÉ que todo o líquido evapore. Retire para uma tigela e deixe arrefecer.

Leve ao lume um tacho com o resto do azeite. Junte o alho francês bem escorrido e deixe cozinhar até que todo o líquido evapore, mexendo de vez em quando. Desligue o lume e deixe arrefecer.

Unte ligeiramente uma forma de tarte com 23 cm com manteiga. De seguida forre a forma com a massa e pique o fundo da massa com um garfo. Ligue o forno a 180º.

Lave os tomates cereja, seque-os e corte-os ao meio. Pique o manjericão e esmague o queijo com um garfo.

Numa tigela misture os ovos com as natas e tempere com sal e pimenta. Misture bem.

Deite dentro da forma o alho francês, espalhe e junte os espinafres, o manjericão picado , metade do tomate cortado ao meio e por último o queijo esmagado. Espalhe bem. Junte a mistura dos ovos e leve ao forno durante 40 minutos. Passados dez minutos junte o resto do tomate numa camada com a parte cortada voltada para cima. Leve ao forno e deixe acabar de cozer. Retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e sirva morna decorado com folhas de manjericão.

Nota: pode substituir o queijo fresco de cabra por outro a gosto. Também as natas podem ser substituídas por bebida vegetal (amêndoas, arroz, soja aveia)

8 pax

Dificuldade: Fácil

Custo: 2.75 €

Tempo: 1 hora e 40 minutos