Sardinhas marinadas em limão com salada e pimentos assados

05 jun 2020 14:15

INGREDIENTES:

1 kg de sardinhas muito frescas

4 limões

1 raminho de salsa picada

1 colher de chá de pimenta rosa

1 dl de azeite

3 dentes de alho

4 pimentos vermelhos assados e limpos de pele e pevides

250g de mistura de salada

150g de miolo de broa esfarelado

2 colheres de sopa de pinhões torrados (facultativo)

200g de tomate cereja

Flor de sal

Pimenta acabada de moer

Palitos

PREPARAÇÃO:

Retire a cabeça às sardinhas, limpe-as e retire a espinha central, as escamas e corte as laterais para retirar o resto das espinhas depois corte cada sardinha ao meio de modo a ficar com dois filetes. Lave bem lavado em água fria e deixe escorrer em cima de papel de cozinha.

Retire o sumo a três limões, tempere os filetes com um pouco de flor de sal e coloque-os num recipiente largo com a pele voltada para cima. Junte o sumo dos limões tape e leve ao frio durante 2 horas.

Depois retire-os e seque-os com papel de cozinha. Deite-os para outro recipiente e junte os alhos cortados em rodelas e polvilhe com a pimenta rosa. Tape e guarde no frio durante 30 minutos.

Corte os pimentos em tiras e enrole-os, retire os filetes de sardinha do azeite e enrole-os e segure com um palito. Leve ao lume uma frigideira com 5 colheres de sopa de azeite que pode retirar das sardinhas. Junte o miolo de broa e deixe cozinhar até ficar douradinho. retire do lume.

Pique a salsa, deite-a para uma tigela junte o sumo do outro limão, 1 dl de azeite e tempere com flor de sal e pimenta acabada de moer. Misture. Coloque no prato a salada, o tomate cortado ao meio, os rolinhos de sardinha e os de pimento, regue com o molho e junte os pinhões. Polvilhe com o miolo de broa e sirva.

Nota: pode aromatizar as sardinhas com outro tipo de ervas. As sardinhas ficam cozidas com o sumo do limão.

5 pax

Dificuldade media

Económico 2.25 €

Tempo 45 minutos mais o tempo de arrefecer..