18 set 2019 10:55

Bombom de maracujá com ganache de chocolate

Massa do bolo

INGREDIENTES:

190g de açucar

100g de manteiga amolecida

4 ovos (L)

2 dl de leite frio

3 colheres de sopa de cacau em pó

250g de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

Papel vegetal para forrar a forma ou manteiga e cacau em pó para polvilhar

Recheio

2 dl de polpa de maracujá de preferência fresco

2,5 dl de natas

1 lata de leite condensado

5 folhas de gelatina

Ganache

240g de chocolate

2 dl de natas

PREPARAÇÃO:

Comece por preparar o bolo, ligue o forno a 180º, forre uma forma de 20cm com papel vegetal ou unte-a com manteiga e polvilhe com cacau.

Numa tigela bata o açucar com a manteiga até ficar cremoso. Junte os ovos um a um batendo sempre, numa tigela misture a farinha com o cacau e o fermento, junte o leite à mistura dos ovos e a mistura da farinha, bata muito bem até ficar uma massa lisa.

Deite-a na forma, espalhe e leve ao forno durante 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Depois retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e deixe que fique frio.

Depois de bolo frio corte uma tampa, mas deixe 3 cm de bordo. Coloque-o de novo dentro da forma e delicadamente retire o miolo do bolo de modo a ficar tipo uma caixa. Guarde no frio.

Prepare o recheio, deite o leite condensado para uma tigela, junte a polpa de maracujá e misture, ponha a gelatina a demolhar em água fria, bata as natas sem açúcar até ficarem espessas.

Escorra a gelatina e leve-a a derreter em banho maria ou no micro-ondas sem deixar ferver depois junte-a à mistura do leite condensado e mexa bem junte as natas batidas e misture delicadamente. Deite a mistura dentro do bolo, espalhe em cima algum miolo do bolo que retirou e por último coloque a tampa que cortou. Leve ao frio, de preferência de um dia para o outro.

No dia seguinte, desenforme o bolo, e prepare a ganache. Leve ao lume um tacho com as natas e deixe ferver. Retire do lume e junte o chocolate em pedaços. Deixe repousar cerca de 10 minutos. Mexa bem até ficar um creme liso e depois cubra o bolo de modo a que fique todo coberto. Decore-o a gosto e sirva bem fresco.

Nota: pode aproveitar o miolo esfarelado do bolo pra decorar

8 pax

económico

Dificuldade média

Tempo: 1 hora e 50 minutos (mais o tempo do frio)