22 out 2019 15:01

Isabel Silva sobe até à Torre na Serra da Estrela com o campeão Hélio Fumo

No «Você na TV», Isabel Silva apresenta-nos o atleta Hélio Fumo que se destaca em corridas de montanhas.

Isabel Silva viajou até Loriga para nos dar a conhecer outro campeão português. Hélio Fumo, 36 anos, natural de Maputo está em Portugal há 22. Veio para Portugal porque o pai achou que já não conseguia cuidar dele e pediu aos avós paternos para o fazerem. Em relação à adaptação diz que foi complicada, quando veio para cá teve de começar no 5º ano quando em Maputo já estava no 8º.

O interesse pelo desporto surgiu porque o tio sugeriu que ele devia ter uma atividade extracurricular e Hélio junta-se a um primo que estava no Odivelas Futebol Clube onde fazia as várias atividades do atletismo que eram centradas na corrida. Pouco tempo depois, a chegada ao Benfica possibilitou-lhe ter uma bolsa de estudos na Universidade Lusófona, assim como passou a ter mais responsabilidades. Hélio saiu do Benfica com 27 anos e foi correndo sozinho, o atleta começou a trabalhar numa loja desportiva e descobriu o trail – um tipo de corrida que tem no seu percurso zonas montanhosas. Em 2018, uma equipa nacional – os Runners do Demo de Vila Nova de Paiva contratam-no para representar a equipa deles. Hoje faz corridas diariamente a rondar as duas/três horas e ainda faz treino de ginásio.

Isabel Silva juntou-se ao atleta e percebeu a dureza dos treinos de Hélio, os dois começam a correr desde Loriga rumo à torre na Serra de Estrela vislumbrando a paisagem de tirar a respiração. O atleta acaba por explicar o que se deve levar para este tipo de corridas: mochila, impermeável, manta de sobrevivência, luz frontal, comida, apito de sinalização, água e telemóvel.

Em estúdio, o atleta acabou por ser surpreendido pela família que deixou Hélio emocionado depois de ouvir carinhosas palavras.