06 nov 2019 12:01

Pernil de borrego com castanhas

- Ingredientes:

1,400kg de pernil de borrego limpo

2 folhas de louro

1 cebola descascada

5 dentes de alho com casca

1 raminho de tomilho

1 dl de azeite

2,5 dl de vinho branco

500g de castanhas descascadas

Sal e pimenta acabada de moer

8 cebolinhas (facultativo)

Caldo de carne q.b

- Acompanhamento:

1 couve roxa média

4 dentes de alho

1\2 meio limão

5 colheres de sopa de azeite

Sal fino

Orégãos

Papel vegetal

Folha de alumínio

- Preparação:

Comece por preparar o pernil, leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer e junte o pernil. Deixe cozinhar até ficar douradinho de ambos os lados.

Junte a cebola picada, os alhos com a cascas, o tomilho, o louro e tempere com pouco sal e pimenta. Junte o vinho, misture, tape e deixe cozinhar em lume brando, se verificar que necessita de molho junte caldo de carne aos poucos.

Quando o pernil começar a ficar tenro junte as cebolas descascadas e as castanhas, misture, tape e deixe cozinhar até as castanhas ficarem cozidas.

Prepare o acompanhamento, ligue o forno a 180º, forre um tabuleiro com papel vegetal. Corte a couve roxa em rodelas grossas e coloque-as no tabuleiro temperando-as com sal.

Numa tigela misture os alhos descascados bem picados com o sumo do limão e o azeite. Depois espalhe em cima da couve e polvilhe com orégãos, cubra com folha de alumínio e leve o forno durante 20 minutos.

Sirva o pernil em cima da couve, junte as cebolinhas e as castanhas, decore a gosto e sirva quente.

Nota: pode preparar esta receita com castanhas frescas e descascadas assim como o borrego pode ser substituído por outra carne a gosto.

4 pax

Fácil

Económico

Tempo 1 hora e 50 minutos