08 jan 2020 11:24

Medalhões de porco gratinados com esparguete e cogumelos

INGREDIENTES:

600 g de lombo de porco limpo de gorduras e pele

400 g de cogumelos frescos

1 cebola média

2 dl de natas

1 raminho de salsa picada

1 limão

4 colheres de sopa de azeite

500 g de esparguete

150 g de mozarela ralada

Sal e pimenta acabada de moer

2 ovos batidos

100 g de farinha

200 g de pão ralado

Azeite para fritar

PREPARAÇÃO:

Corte o lombo de porco em quatro pedaços, de preferência todos com o mesmo peso, depois bata um pouco para que fiquem todos com a mesma espessura. Atenção que não devem ficar finos! Depois tempere-os com pouco sal, pimenta acabada de moer e sumo do limão.

Coza o esparguete em água a ferver, temperada de sal, durante 9 minutos. Depois escorra-o e mantenha-o quente.

Lave e seque os cogumelos. Descasque a cebola e pique-a muito fina. Corte os cogumelos em fatias finas, e leve ao lume uma frigideira com o azeite. Deixe aquecer, junte os cogumelos e deixe-os cozinhar até que todo o líquido evapore. Junte a cebola picada, misture e deixe cozinhar até que a cebola fique macia. Junte as natas, tempere de sal, pimenta e a salsa. Deixe cozinhar até ficar um molho cremoso e, por fim, desligue o lume.

Ligue o forno a 180º. Passe os medalhões pela farinha, depois pelo ovo batido e, por fim pelo pão ralado. Pressione ligeiramente.

Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, deixe aquecer e depois junte os medalhões. Deixe-os cozinhar durante apenas 2 minutos e retire-os para um prato de forno.

Com a ajuda de um garfo molde ninhos de esparguete e coloque-os em cima dos medalhões. Encha o ninho com a mistura dos cogumelos, espalhe em cima a mozarela ralada e leve ao forno até ficar gratinada. Retire e sirva bem quente.

4 pax

Fácil

Tempo: 50 minutos

Custo: 1.80€ por pessoa