28 nov 2019 10:42

Sofia e João têm 5 filhos e vivem com um ordenado mínimo

No «Você na TV», conhecemos uma dura realidade de uma família portuguesa.

Viver com o salário mínimo nacional é uma realidade para muitos portugueses. Portugal é um dos países da União Europeia onde o salário mínimo abrange maior proporção de trabalhadores.

Exemplo disto é a família que recebemos em estúdio. Sofia e João têm cinco filhos e vivem apenas com o salário mínimo do pai. O único apoio que esta família recebe são os abonos atribuídos aos filhos. 35€ por cada filho mais velho: Ricardo (16 anos), Samuel (15 anos) e Edgar (13 anos) e 50€ por cada um dos gémeos Simão e Salvador (3 anos).

Tanto Sofia como João estiveram quase sempre empregados, no entanto, Sofia ficou desempregada depois de a empresa onde trabalhava como varredora de ruas ter dispensado muitos dos trabalhadores.

É graças à ajuda da família que conseguem sobreviver. A casa onde vivem é do irmão de João que não lhes cobra renda. Não têm carro, e os filhos só frequentam atividades extracurriculares gratuitas. Roupa raramente compram, vão recebendo de familiares ou amigos mesmo que já usadas.

Fazem uma lista de supermercado e pesquisam onde há as melhores promoções – se for preciso, vão a vários locais para aproveitarem os preços mais baixos. Fazer muito com muito pouco é quase um estilo de vida desta família que faz verdadeiros milagres da multiplicação.

A família acabou por ser surpreendida com um gesto carinhoso de Manuel Luís Goucha que ofereceu 1000 euros à família Campos.