07 nov 2019 11:00

As crianças eram mais educadas antigamente?

No «Você na TV», concretizámos um debate sobre o ensino e os métodos de educar em comparação com os utilizados antigamente.

Muito se tem discutido sobre os atuais métodos de ensino em Portugal e no mundo. As crianças respeitam agora menos os mais velhos? Os mais velhos impõem menos respeito atualmente?

Com a evolução natural da sociedade, algumas práticas associadas à educação caíram, inevitavelmente, em desuso. Quem não se lembra das «reguadas»? Ou das «orelhas de burro»? Estas são apenas duas dessas práticas que são hoje impensáveis no quadro da educação nas escolas portuguesas, mas que eram utilizadas há nem tantos anos quanto isso.

O professor catedrático Carlos Neto clarifica que a educação atual deve passar por um maior contacto com a natureza, já que hoje em dia vivemos a maior parte do nosso tempo em espaços fechados, confinados a quatro paredes.

Em estúdio, e em concordância com esta lógica, Filipa Silva e Rafael Ribeiro explicam como educam a filha Rebeca, de apenas 3 anos. Os pais admitem seguir o método Waldorf, que consiste em educar as crianças com base numa lógica de liberdade, o que implica uma explicação constante do que é moralmente aceitável, mostrando-lhe as consequências dos atos que praticam.