06 nov 2019 11:19

Quatro estratégias para acabar com o stress

No «Você na TV», o psiquiatra Gustavo Jesus deixou algumas notas sobre o stress do dia a dia.

O stress é uma tensão física ou psicológica fora do habitual, que provoca um estado ansioso no organismo. Mas o stress não é necessariamente sinónimo de ansiedade: é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio.

O psiquiatra Gustavo Jesus foi nosso convidado e explicou que é necessário recorrer a um especialista para encontrar o diagnóstico correto. O especialista deixou algumas estratégias para combater o stress do dia a dia:

- A meditação, que começa a ser integrada em várias psicoterapias;

- A prática de exercício físico que permite a libertação de endorfinas;

- Treinos de competência na gestão de aprendizagem individual para conseguir viver o presente sem pensar no que aconteceu no passado ou o que pode vir a acontecer. O médico afirma a existência de aplicações que podem ajudar a acalmar cada pessoa e ainda a existência de algumas psicoterapias com especialistas;

- As estratégias empresariais podem ser decisivas recomendando que se planeie uma boa organização do trabalho e uma boa comunicação com todos os colegas e chefias.

Conversámos ainda sobre a síndrome burnout, a exaustão que deriva do excesso de trabalho, e Gustavo Jesus explicou-nos que esta não é uma doença mas é sim classificada como um problema que deriva da exposição a um stress laboral crónico, perante o qual a pessoa sente que não tem estratégias adaptativas para lidar.