09 out 2019 16:11

Doutor Pedro Lopes esclarece dúvidas sobre a pneumonia

 No «Você na TV», o doutor Pedro Lopes respondeu a várias perguntas que os telespectadores fizeram nas redes sociais.

Com a chegada do tempo mais fresco é necessário mais agasalhos, mas de acordo com o doutor da rubrica «Haja Saúde», a vacinação é uma das formas mais importantes e eficazes de combater estas infeções.

O doutor Pedro Lopes respondeu a três questões sobre a pneumonia, de forma a que os telespectadores fiquem mais esclarecidos sobre este tema.

Relativamente à diferença entre a pneumonia e a gripe grave, o médico esclarece que normalmente uma pneumonia é provocada por uma bactéria e uma gripe é sempre provocada por um vírus. Se a gripe for muito forte e fragilizar muito o sistema imunitário, pode permitir que surja uma pneumonia.

A pneumonia pode deixar sequelas em todas as idades, principalmente nas crianças. Se uma criança for afetada por esta bactéria, os pulmões vão sofrer alterações na sua estrutura que podem levar ao aparecimento de patologias respiratórias e alérgicas que podem comprometer a saúde das crianças.

A vacina da pneumonia pode ser administrada em qualquer idade, mas existem grupos de risco específicos que devem ser respeitados. O doutor Pedro Lopes aconselha a falar com o seu médico e perceber se no seu caso faz sentido fazer a vacina da gripe e da pneumonia.