16 out 2019 13:09

A vacina contra a gripe é gratuita?

No «Você na TV», o médico Pedro Lopes aborda a vacinação e acaba por ser vacinado em direto, tal como o apresentador.

A gripe é uma doença aguda viral que afeta especialmente as vias respiratórias. A transmissão do vírus da gripe é feita através de espirros ou de tosse, em que a pessoa infetada expele partículas.

A transmissão também pode ocorrer por contacto direto (como, por exemplo, as mãos tocarem em objetos que tenham ficado contaminados com as secreções de alguém infetado). A melhor arma de prevenção contra a gripe é a vacinação, que deve ser anual, durante os meses de outono/inverno e, de preferência, em outubro/novembro sendo que o pico da atividade gripal ocorre entre novembro e fevereiro. Segundo o Portal de Saúde, as pessoas que devem ser vacinadas contra a gripe são as que têm um risco superior deter complicações depois da doença:

- Idade igual ou superior a 65 anos;

- Quem sofre de doenças crónicas dos pulmões, coração, fígado ou rins (exceto bebés

com menos de 6 meses);

- Diabéticos;

Esta vacina está disponível, gratuitamente, nos centros de saúde para alguns dos grupos de risco como pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou pessoas internadas em instituições, no entanto, as pessoas que não são abrangidas pela vacinação gratuita podem adquiri-la nas farmácias, sob prescrição médica, beneficiando de comparticipação de 37%.

As receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe emitidas a partir de 1 de julho, são válidas até 31 de dezembro.

Após esta explicação, o médico foi vacinado em direto e o apresentador e a assistente Joana Araújo seguiram o exemplo.