12 ago 2019 12:49

As vidas destruídas pelos incêndios de Mação

No «Você na TV», fomos até Mação ouvir as histórias da população que descreve momentos de pânico ao relembrar os devastadores incêndios de 2017.

Para os populares, ainda é difícil de falar sobre os dias quentes que viveram sozinhos, estes recordam que durante algum tempo foram os próprios que, isolados, lutaram contra as chamas. Apesar de toda a devastação, os habitantes afirmam que se não tivesse sido a ação dos próprios o cenário seria ainda pior.

O comandante dos bombeiros José Morais e o vice-presidente da camara António estiveram em estúdio e apelam à prevenção para que não se repitam as consequências devastadoras. Ambos estão solidários com a população que perdeu o trabalho: é o caso de Maria Lúcia Cardoso que aos 87 anos fazia dinheiro através das oliveiras que estão agora destruídas.

A população tenta reerguer-se recordando que nem sempre é fácil encontrar a força necessária para voltar à vida que tinham antes dos trágicos fogos. O vice-presidente da câmara apela a ajuda não só política mas também humana porque com o apoio certo será mais fácil recuperar da devastação.