15 jan 2020 13:37

Instituto de Apoio à Criança tira crianças da rua

No «Você na TV», recebemos a Presidente Honorária do IAC, Manuela Ramalho Eanes e a coordenadora do Projeto de Rua, Matilde Sirgado.

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) nasceu em 1983 com o objetivo de tirar jovens da rua. A realidade que existia, sobretudo nas ruas de Lisboa nessa altura, era muito triste. Eram inúmeras as crianças que viviam nas ruas e se dedicavam à prostituição, arrumo de carros ou roubos. Foi aí que surgiu a necessidade de criar o «Projeto Rua» em 1989.

Este projeto começou por intervir junto das crianças que vagueavam nas ruas de Lisboa, dormindo em grelhas de metro e sem qualquer apoio de instituições sociais. Foi um verdadeiro sucesso, tendo conseguido tirar mais de 600 crianças da rua e fazer com que voltassem às casas ou instituições de onde tinham fugido.

Hoje em dia, contam com a ajuda de uma carrinha, oferecida pela Câmara Municipal de Lisboa, que é extremamente importante para a intervenção que fazem nas ruas. Para além de ajudarem com as crianças, esta instituição trabalham os direitos da educação e da família.

Manuela Ramalho Eanes, Presidente Honorária do IAC, faz parte deste Instituto desde a sua conceção.A presidente acredita que é importante mostrar o trabalho de instituições como esta na televisão, pois «há projetos fantásticos em todo o país» que merecem ser conhecidos.