03 dez 2019 12:12

João Cotrim de Figueiredo sobre a eutanásia: «As pessoas devem ser donas do seu destino»

No «Você na TV», ouvimos a entrevista exclusiva que João Cotrim de Figueiredo, eleito deputado pelo partido Iniciativa Liberal, deu ao nosso programa.

João Cotrim de Figueiredo foi eleito deputado pelo partido Iniciativa Liberal nas últimas eleições legislativas. A Manuel Luís Goucha deu uma entrevista exclusiva onde aborda alguns dos planos do seu partido. Segundo João Cotrim de Figueiredo este foi um desafio que até há 6 meses não esperava entrar, no entanto, fê-lo por considerar que Portugal entrou num momento de estagnação.

O apresentador invocou alguns temas que estão propostos no plano do partido Iniciativa Liberal e a eutanásia foi um desses. Para João Cotrim de Figueiredo e para o seu partido, cada pessoa deve ser dona do próprio destino e, tratando-se de uma questão sensível, o deputado diz que essa é uma decisão que deverá ser individual que não deverá ser influenciada ou decidida por outros.

«As pessoas devem ser donas do seu destino»

Também o sistema educativo foi comentado pelo deputado que pretende trazer a liberdade de escolha de pais e alunos sobre que escola querem frequentar e não estar limitados à área de residência. Para João Cotrim de Figueiredo, se isto não acontecer avariará o «elevador social» e quando os jovens têm de fazer as escolhas para a vida não conseguiram obter o tipo de ensino que procurariam.

O deputado recém-eleito falou ainda das ambições futuras, e deixa no ar a possibilidade de chegar a presidente do partido: «Vamos ver».