17 jan 2020 12:57

Inácio Fiadeiro reconstrói a sua vida depois de ter sido sem-abrigo

No «Você na TV», recebemos Inácio Fiadeiro, ex-sem-abrigo, que explicou as mudanças que existiram na sua vida depois da reportagem de Ana Leal.

Foi através de uma reportagem de Ana Leal que a história de Inácio Fiadeiro se tornou de conhecimento público. O ex-sem-abrigo esteve no nosso programa para contar como essa reportagem lhe mudou a vida, tendo já surgido várias ajudas para Inácio. Dotado de uma mente brilhante, foi professor, investigador e psicólogo, porém um acontecimento na sua vida fez com que, de um momento para o outro, perdesse tudo. Uma mulher entrou na sua casa, fingindo ser a ex-mulher e alegou que Inácio tinha falecido, para lhe roubar tudo. Ao se deparar com a casa completamente vazia, Inácio não viu alternativa, e tornou-se um sem-abrigo. Passou momentos muito difíceis, teve fome, quase morreu de hipotermia, mas afirma que uma das coisas que mais lhe custou foi o facto de ninguém o ter ajudado, por não acreditarem na sua história:

«Acharam que estava maluco, que me tinha metido nas drogas e no álcool».

Mesmo passando por todo este sofrimento, Inácio Fiadeiro, refere que «teve momentos de felicidade». Por exemplo, o sítio onde dormiu muitos anos, o alto de Santa Catarina, é um lugar que lhe transmite boas energias:

«Mais vale sofrer num lugar bonito do que num lugar feio».

Neste momento, já surgiram inúmeras ajudas para Inácio: entregaram-lhe roupa, comida, um telemóvel novo e, inclusive, um grupo de estudantes juntou-se e angariou fundos para conseguir publicar dois livros que escreveu. Neste momento a sua principal ambição é voltar a ver os seus dois filhos, com quem não tem contacto há alguns anos e voltar ao trabalho enquanto professor:

«O que eu quero é trabalhar».

Para além disso, através do nosso programa, Inácio recebeu ainda um tratamento dentário.