29 out 2019 12:41

Rafael explica porque decidiu usar saia no Parlamento

No «Você na TV», Rafael Esteves Martins comenta a polémica que se instalou depois de surgir com saia no Parlamento.

Rafael Esteves Martins, assessor parlamentar do partido Livre, gerou polémica nas redes sociais por vestir saia no dia em que a nova composição da Assembleia da República tomou posse. Hoje foi convidado do nosso programa e explicou toda a polémica que se instalou.

«Se há coisa que eu prezo é a minha liberdade» é assim que Rafael se apresenta ao afirmar que veste o que bem entender. O cofundador do partido LIVRE confidencia que habitualmente usa saias até nas aulas que leciona mas garante que se quiser vai utilizar um fato numa outra ocasião. O assessor revela-nos que Joacine Katar Moreira, a deputada eleita pelo partido Livre, não teve qualquer influência na forma como Rafael se apresentou.

Questionado se a escolha da indumentária foi um ato político, Rafael garante que todas as escolhas são políticas e que a roupa sempre produziu oportunidades de discurso e de criticas, considerando o estranhamento que se generalizou em relação à saia que usou natural num país conservador, como ainda diz ser Portugal.

Aos 31 anos, Rafael confessa não ter ambições políticas e confidencia que gosta de trabalhar nos bastidores. Como assessor, tem o papel de ajudar a deputada Joacine Katar Moreira na preparação da agenda daquela que foi uma das surpresas das últimas eleições legislativas ao tornar-se a primeira deputada do partido Livre no Parlamento Português.