24 jul 2019 15:34

Lulas salteadas com açafrão e cuscuz com tomate e miolo de amêijoa

INGREDIENTES:

1kg de lulas limpas congeladas
2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates maduros sem pele
1 folha de louro
1 colher (café) de açafrão em pó
1 dl de azeite
Sal e pimenta acabada de moer
Salsa ou coentros picados

PREPARAÇÃO:

Deixe descongelar as lulas, passe-as por água fria e deixe-as escorrer bem, descasque as cebolas e os alhos e pique tudo muito fino, corte o tomate ao meio retire as pevides e corte-o em pedacinhos.
Leve ao lume um tacho com 3 colheres (sopa) de azeite deixe aquecer junte as lulas e o louro e deixe-as cozinhar ate que toda a água evapore, retire-as para um recipiente e guarde. Junte ao tacho o resto do azeite, a cebola e os alhos picados e deixe cozinhar ate a cebola ficar macia junte o tomate misture tape e deixe cozinhar durante 8 minutos junte o açafrão tempere de sal e pimenta misture, junte as lulas misture tape e deixe cozinhar mais 5 minutos sirva polvilhadas com salsa ou coentros picados.

Sugestão: pode acompanhar com os cuscuz de tomate e miolo de amêijoa.

4 pax

Fácil

Económico

Cuscuz com tomate e miolo de amêijoa

INGREDIENTES:

200g de miolo de amêijoa congelado
250g de cuscuz
1 cebola
2 dentes de alho
5 c.s de azeite
2 tomates maduros
1 litro de água a ferver
Sal e pimenta acabada de moer
Salsa ou coentros picados

PREPARAÇÃO:

Deixe descongelar o miolo de amêijoa, passe-o por água fria e escorra. Descasque a cebola e os alhos pique tudo e deite para um tacho junte o azeite e leve ao lume deixe cozinhar até a cebola ficar macia.
Entretanto mergulhe o tomate em água a ferver e retire-lhe a pele corte-o ao meio retire as pevides e corte-o em pedaços pequenos junte ao tacho tape e deixe cozinhar ate o tomate ficar desfeito mexendo de vez em quando.
Junte a água deixe ferver, junte os cuscuz mexa e deixe e deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos mexendo de vez em quando, nos últimos 8 minutos de cozedura junte o miolo de amêijoa, misture tempere de sal e pimenta e deixe acabar de cozinhar, sirva polvilhado com salsa ou coentros picados.

Sirva como prato principal, ou como acompanhamento de pratos de peixe.

Nota: esta receita também pode ser preparada com arroz carolino.

4 pax

Fácil

Económico

Este prato também pode ser feito com choco.