10 jul 2019 15:43

Bolo gelado com caramelo salgado

- Para o bolo

7,5 dl de natas
120g de leite condensado
1 c.de chá de baunilha líquida
220g de chocolate em barra
80g de amêndoa laminada torrada
5 gelados a gosto
Película aderente.

- Para o caramelo salgado

200g de açucar
90g de manteiga a temperatura ambiente
1 dl de natas
1 c.de chá de flor de sal

- Preparação

Comece por preparar o caramelo salgado, leve ao lume uma frigideira com o açucar e quando o açucar começar a derreter mexa até começar a ficar com um tom dourado claro. Retire a frigideira do lume, junte a manteiga aos poucos mexendo sempre. Depois junte as natas, mexa bem e leve ao lume para ferver mexendo sempre. Junte a flor de sal, mexa, desligue o lume e deite para uma tigela. Deixe arrefecer.
Parta o chocolate em pedaços e deite-o para uma tigela leve-o a derreter em banho-maria ou no micro-ondas, depois mexa até ficar frio.
Forre o aro de uma forma a abrir com película aderente e coloque-o em cima de um prato. Deite para dentro o chocolate derretido, espalhe e polvilhe com a amêndoa. Leve ao frio.
Deite as natas para uma tigela, junte a baunilha e bata até ficarem espessas, junte o leite condensado e bata mais um pouco, deite uma camada de natas numa forma de abrir. Espalhe e coloque os gelados sem o pau. Cubra com o resto das natas, espalhe bem e leve ao congelador.
Depois de congelado passe os bordos da forma por água quente, desenforme em cima de um prato e depois espalhe em cima o caramelo, retire a película aderente do chocolate e ponha-o em cima do caramelo. Pressione um pouco e sirva decorado a gosto.

Nota se tiver dificuldade em cortar quebre o chocolate.
9 pax
Fácil e económico.
Tempo: 45 minutos mais o tempo de frio.