15 jan 2020 13:00

Alguns cuidados importantes que deve ter com os seus olhos

No «Você na TV», Pedro Lopes, médico de Clínica Geral, e Ana Amaro, médica Oftalmologista, explicam quais são os principais cuidados que devemos ter com a saúde dos olhos.

Os olhos são dos órgãos mais importantes do nosso corpo porque nos permitem um dos nossos 5 sentidos: a visão. Por isso mesmo é necessário cuidarmos da saúde dos olhos e, por isso, ficam aqui algumas dicas para cuidar dos seus:

Cuidados com a aplicação das lentes de contacto: as lentes de contacto devem ser aplicadas com o olho bastante hidratado. Quando não existe a facilidade de «lágrima» natural, o importante é aplicar lágrima artificial para ajudar a hidratar o olho, com um uso recomendado de 4 a 5 vezes por dia. Para além disso, é importante que as mãos estejam bem limpas quando colocamos as lentes e, para as mulheres, a aplicação deve ser feita antes da maquilhagem para evitar a acumulação de alguma sujidade.

A miopia: já é possível curar permanentemente a miopia, porém, ninguém deve fazê-lo antes dos 21 anos de idade. Para além disso, convém sempre aconselhar-se com um oftalmologista para perceber se pode ou não submeter-se a esta cirurgia.

Rotinas de avaliação: em todas as idades devem realizar-se, regularmente, consultas de rotina num oftalmologista. As consultas devem ser realizadas pelo menos uma vez por ano e devemos estar sempre atentos a todos os sinais de alarme.

Não coçar os olhos: não se deve coçar os olhos porque nem sempre as nossas mãos estão limpas, o que pode causar vários perigos para a saúde ocular.