07 nov 2019 11:59

Saiba como contrariar a vontade de acumular tudo o que não precisa

No «Você na TV», Quintino Aires explica como pode uma mãe ajudar a filha a contrariar a vontade de acumular lixo.

Maria Emília, espectadora do Você na TV, tem uma filha que acumula lixo em casa, coisas de que não precisa, ao ponto de ter a casa repleta de objetos dos quais outros se desfizeram.

Quintino Aires acredita que este cenário faz parte de um transtorno obsessivo-compulsivo. O conselho que o psicólogo deixou a esta senhora é que a mesma agende uma consulta com um delegado de saúde para que este a possa ajudar, dado que cada pessoa apresenta um quadro específico que necessita uma específica forma de tratamento

Manuel Luís Goucha explica que este transtorno pode mesmo representar um atentado à segurança pública, dado que a acumulação de lixo pode atrair animais como ratos e baratas.

Também as pessoas que insistem em guardar em casa todos os objetos de que já não precisam podem sofrer deste transtorno, caso se trate de uma vontade recorrente e que atente à higiene do seu espaço ou do espaço de outras pessoas.

Assim, caso tenha este problema ou conheça quem tenha, saiba que a melhor solução é recorrer a alguém especializado, que possa analisar o comportamento e perceber qual a melhor forma de contrariar esta vontade de acumulação constante.