Pneumonia mata 16 pessoas por dia em Portugal

03 jun 2020 17:17

No «Você na TV», falamos sobre esta questão alarmante.

Os dados foram apresentados pelo médico Pedro Lopes no programa desta quarta-feira. Caso a população portuguesa não retome rapidamente as rotinas como a vacinação contra doenças graves, este número pode aumentar exponencialmente. Em 2018, a pneumonia foi responsável por 43.4% das mortes por doenças do aparelho respiratório, o que representa 5.1% do total de óbitos no nosso País. A maioria poderia ter sido evitada através de imunização.

É precisamente para a vacinação que nos alerta Pedro Lopes. A proteção dos grupos de risco através de imunização tem vindo a ser defendida pelo Movimento Doentes pela Vacinação, especialistas e associações de doentes, que apelam à gratuitidade da vacina contra a pneumonia para as pessoas com mais de 65 anos, à semelhança do que já acontece com a vacina da gripe.

No caso da gripe, os efeitos da gratuitidade são reveladores. Tomemos este bom exemplo e repliquemo-lo com a pneumonia: só através da vacinação antipneumocócica poderemos reduzir a média de mortes e internamentos.